ATR 72-500 cai no Nepal com 72 pessoas a bordo

Aeronave da Yeti Airlines fazia voo YT691 entre Katmandu e Pokhara quando caiu perto do aeroporto. Vídeo mostra turboélice inclinando para a esquerda em direção ao solo
O ATR 72 de registro 9N-ANC envolvido no acidente (Bhupendra Shrestha)

Um turboélice ATR 72-500 da Yeti Airlines caiu neste domingo próximo ao Aeroporto Internacional de Pokhara, no Nepal. A aeronave de matrícula 9N-ANC havia decolado de Katmandu com 68 passageiros e quatro tripulantes para realizar o voo YT691.

Vídeo compartilhado em redes sociais mostram o avião em baixa altitude, já com o trem de pouso abaixado quando se inclina fortemente para a esquerda antes de cair sobre uma área habitada. Segundo autoridades, ao menos 68 pessoas morreram na queda no que é o pior acidente aéreo em 30 anos no país asiático.

De acordo com relatos da mídia nepalesa, o piloto teria solicitado uma mudança no pouso, da cabeceira 30 para a 12. O Aeroporto Internacional de Pokhara foi aberto em 1º de janeiro de 2023, recebendo os voos que antes operavam no antigo aeroporto da cidade, localizado a noroeste do novo terminal aéreo. Esse teria sido o primeiro pouso de um voo YT691 na pista 12, segundo o Aviation Safety Network

Com 15,5 anos de idade, o ATR 72-500 é um dos seis operados pela Yeti Airlines. Ele foi recebido em 2019 após voar pela Kingfisher AIrlines (Índia) e Nok Air (Tailândia), alugado pela empresa Investec, que o repassou a Yeti.

Fabricante da aeronave, a ATR declarou que “foi informada de que ocorreu um acidente no Nepal envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por isso. Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação quanto o cliente.”

O último acidente grave com um avião da Yeti Airlines havia ocorrido em 2008 quando um turboélice DHC-6 Twin Otter caiu próximo ao Aeroporto de Lukha após uma aproximação falha. Dos 18 ocupantes apenas um dos pilotos sobreviveu.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Falha do piloto com as mãos no manche na manobra de glissada, a asa esquerda em grande inclinação durante a curva para aproximação final e pouso na cabeceira. O vídeo mostra a grande curva de inclinação 45º grau o ATR-72-500 perde sustentação e caiu ao solo.

  2. Colega, não sei se você é um “profissional” da Aviação então se for, respeite a sua profissão! Respeite a vida de cada uma das vítimas inclusive a dos pilotos. O acidente aconteceu a poucas horas e você já vem com deduções sem base alguma de investigação. E se você não é profissional da Aviação, vá estudar e aprender mais antes de fazer qualquer comentário inconveniente a respeito de acidentes e/ou incidentes aeronáuticos.

  3. O avião nem tinha caído no solo e já temos opinião de pessoas que nem conhecem de prevenção de acidentes aéreos concluindo as investigações que ainda não se iniciaram. Que ridículo, heim.

Comments are closed.

Previous Post
COMAC C919 da China Eastern Airlines

Embraer deve perder posto de 3º maior fabricante de aviões comerciais nos próximos anos

Next Post

Irã deve receber caças Sukhoi Su-35S a partir de março

Related Posts
Total
0
Share