ATR 72-600 completa voos utilizando combustível sustentável

Aeronave turboélice acumulou 7 horas de voos com um dos motores PW127 sendo alimentado por combustível extraído de resíduos como óleo de cozinha usado
A ATR já testou um turboélice com um motor PW127 abastecido com SAF (ATR)

A ATR revelou que sua aeronave de testes ATR 72-600 de prefixo F-WWEV completou 7 horas de voos utilizando combustível de aviação sustentável (SAF) em um dos motores PW127.

A aeronave foi abastecida pelo por um produto desenvolvido pela empresa Neste e que é obtido a partir de resíduos 100% renováveis ​​como óleo de cozinha usado.

Os testes fazem parte do programa de certificação para utilização de 100% de SAF nos aviões ATR e que tem como meta o início dos voos comerciais em 2025.

Além da Neste, a parceria inclui também a companhia aérea sueca Braathens Regional Airlines, que deve realizar um voo com 100% de SAF ainda em 2022.

O ATR 72-600 usado nos testes (ATR)

A adoção de combustível de aviação sustentável será um passo bastante grande para a redução das emissões de CO2, já que a ATR estima que um turboélice possa emitir 82% menos dióxido de carbono do que uma aeronave abastecida com querosene comum.

“A conquista deste grande marco mostra que estamos totalmente comprometidos em tornar possível o uso de 100% SAF e ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos para fornecer ligações aéreas ainda mais sustentáveis – não em 2035 ou 2050, mas nos próximos anos”, afirmou Stefano Bortoli, CEO da ATR.

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