A ATR revelou que sua aeronave de testes ATR 72-600 de prefixo F-WWEV completou 7 horas de voos utilizando combustível de aviação sustentável (SAF) em um dos motores PW127.
A aeronave foi abastecida pelo por um produto desenvolvido pela empresa Neste e que é obtido a partir de resíduos 100% renováveis como óleo de cozinha usado.
Os testes fazem parte do programa de certificação para utilização de 100% de SAF nos aviões ATR e que tem como meta o início dos voos comerciais em 2025.
Além da Neste, a parceria inclui também a companhia aérea sueca Braathens Regional Airlines, que deve realizar um voo com 100% de SAF ainda em 2022.
A adoção de combustível de aviação sustentável será um passo bastante grande para a redução das emissões de CO2, já que a ATR estima que um turboélice possa emitir 82% menos dióxido de carbono do que uma aeronave abastecida com querosene comum.
“A conquista deste grande marco mostra que estamos totalmente comprometidos em tornar possível o uso de 100% SAF e ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos para fornecer ligações aéreas ainda mais sustentáveis – não em 2035 ou 2050, mas nos próximos anos”, afirmou Stefano Bortoli, CEO da ATR.