Um grave acidente nesta sexta-feira, 9 de agosto, ocorreu com um turboélice ATR 72 da companhia aérea VoePass (Passaredo).
A aeronave caiu na região de Vinhedo, em São Paulo, com 62 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes, segundo as autoridades.
Imagens de um vídeo mostram o ATR em uma espécie de parafuso chato até desaparecer atrás de um morro.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O avião de matrícula PS-VPB havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos no voo 2Z 2283.
Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave havia iniciado os procedimentos de descida quando começou a cair vertiginosamente a uma razão de até 24 mil pés por minuto.
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a queda ocorreu às 13h25 na rua Edueta próximo ao número 2.500, entre as rodovias Bandeirantes e Anhanguera.
Imagens do local da queda revelam que o ATR 72 atingiu parcialmente uma residência, mas não houve vítimas no solo.
A VoePass ATR 72 turboprop crashed in Brazil with 58 passengers on August 9. #voepass #atr72 pic.twitter.com/9UU6pSVpGP
— Air Data News (@airwayaviation) August 9, 2024
Avião com 14 anos em serviço
O ATR 72-500 da VoePass entrou em serviço originalmente em 2010 com a empresa aérea Belle Air e mais tarde voou na Indonésia com a Pelita Air Service antes de repassado em leasing para a VoePass.
A aeronave era configurada com 68 assentos em classe única e utilizava dois motores PW127F.
As aeronaves da ATR são os turboélices de maior sucesso na aviação regional nas últimas década, sendo praticamente o único modelo da década de 80 que continua em produção ininterrupta.
Nota oficial da VoePass sobre o acidente:
“09 de agosto de 2024
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”