Em um dia com poucos anúncios de encomendas em Farnborough, a ATR chamou a atenção com uma carta de intenção de 36 turboélices com a empresa Feel Air, do Japão.
A holding planeja lançar novas companhias aéreas regionais em seu país e para isso pretende receber modelos ATR 42-600, ATR 72-600 e a versão de pouso e decolagem curtos, a ATR 42-600S.
Segundo a ATR, a Feel Air pretende melhorar a mobilidade aérea em todo o arquipélago japonês, que conta com cerca de 100 aeroportos.
“A Feel Air Holdings visa trazer uma nova dinâmica para as viagens aéreas regionais japonesas, tornando-as mais versáteis, mais significativas e mais acessíveis a todos. Graças às suas emissões reduzidas de CO2 e eficiência de combustível, as aeronaves ATR podem nos ajudar a fazer isso de maneira sustentável, permitindo-nos contribuir ativamente com as comunidades locais, além de proteger as muitas belas paisagens naturais do Japão”, disse Taiichi Kojima, presidente da Feel Air Holdings.
As empresas não estipularam quando a carta de intenção dever tornar-se um contrato firme.
Atualmente, voam apenas 15 aeronaves ATR no Japão, mas dois novos operadores deverão iniciar serviços em breve. A fabricante controlada pela Airbus e Leonardo enxerga um potencial para 100 turboélices no país asiático.