Mais um avião comercial chinês está próximo de ser apresentado. O grupo AVIC, fabricante controlada pelo governo da China, está na fase final de montagem do primeiro protótipo do turbo-hélice MA700. De acordo com o site Aviation Week, a apresentação da aeronave, antes prevista para junho, deve acontecer em setembro deste ano.
Pela definição do fabricante, o MA700 é um turbo-hélice comercial de médio alcance. Dados preliminares da AVIC apontam que aeronave poderá alcançar a velocidade máxima de 640 km/h (com velocidade de cruzeiro estimada entre 550 km/h e 580 km/h) e percorrer até 1.500 km com peso máximo de 27.600 kg. Já a cabine é projetada para acomodar entre 78 e 85 passageiros.
Essa capacidade e desempenho aproximam o futuro avião chinês do ATR 72, hoje o turbo-hélice comercial mais vendido no mundo. A aeronave da AVIC, porém, é ligeiramente superior em porte e performance comparada ao tradicional modelo da fabricante ítalo-francesa controlada pela Airbus.
O programa de desenvolvimento do MA700 foi iniciado em 2007. Desde então, mesmo sem ainda ter o produto construído, a fabricante chinesa já recebeu 185 pedidos de 11 clientes. Além de encomendas de companhias aéreas e grupos de leasing de aeronaves da China, o avião também foi encomendado por empresas da África do Sul, Barein, Cambodja, Nepal e Paquistão. A estreia comercial da aeronave é prevista para meados de 2021.
O MA700 é um dos quatro aviões comerciais em desenvolvimento atualmente na China e o único nesse segmento impulsionado por motores turbo-hélice. Outros projetos em andamento no país são comandados pela COMAC, outra fabricante estatal chinesa, com os jatos C919 e CR929 (projetado em parceria com a UAC, da Rússia) e o ARJ21, o primeiro jato comercial produzido em série na China.
A indústria aeronáutica chinesa já possui certa experiência na fabricação de aviões com motores turbo-hélice. A própria AVIC tem em seu catálogo os modelos MA60 e MA600, lançados na década passada.
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