A ATR suspendeu o desenvolvimento do ATR 42-600S, um versão de decolagem e pouso curtos (sigla STOL em inglês), anunciou a empresa franco-italiana nesta quarta-feira, 13.
O turboélice era direcionado para operações em aeroportos com pistas curtas como ilhas do Sudeste Asiático e prometia operações a partir de 800 metros de extensão.
Segundo a fabricante, que é controlada pela Airbus e Leonardo, o foco será aprimorar as variantes ATR 42-600 e ATR 72-600.
“Estamos entrando agora na próxima fase de crescimento e melhoria, onde nos concentraremos em investir ainda mais na competitividade de nossos produtos líderes de mercado, o ATR 42-600 e o 72-600. Oferecer fortes propostas de valor para companhias aéreas regionais sempre foi essencial para nosso sucesso”, justificou Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR.
O ATR 42-600S foi anunciado em 2019 e herdaria um mercado que havia sido deixado sem opções após o fim da produção do Dash 8 Q200. A empresa estimava que 500 aeroportos poderiam receber a versão no mundo.
No entanto, no anúncio do fim da variante, a ATR afirmou que as condições de mercado mudaram, com avanços tecnológicos e de infraestrutura que reduziram o potencial do avião.
Clientes
A aeronave da ATR poderia transportar 40 passageiros em um raio de 370 km. Para oferecer o desempenho em pistas curtas, a fabricante de aviões promoveu pequenas alterações como aumentar a área do leme para permitir melhor controle da aeronave em baixas velocidades.
Mantendo a mesma potência do motor das outras versões, os pilotos poderiam escolher dois modos de potência, um para operações STOL e outro para priorizar a eficiência.
Ao menos três clientes anunciaram pedidos do ATR 42-600S, da Air Tahiti, da PNG Air e do arrendador Elix Aviation.