De todas as grandes marcas globais da aviação comercial, a ATR foi a que menos entregou aeronaves em 2020. Ao todo, a fabricante italo-francesa enviou apenas 10 novos aviões turboélices aos seus clientes no ano passado, com nove deles entregues no último trimestre.
O número foi divulgado nesta terça-feira (9) no informe anual da Leonardo, grupo italiano que controla 50% da ATR ao lado da Airbus, que detém a outra metade.
O resultado de entregas da ATR no ano passado ficou 85% abaixo do desempenho de 2019, quando a empresa entregou 68 aeronaves. No comunicado, a Leonardo afirma que o tombo nas entregas reflete a diminuição na demanda por transporte aéreo em função pandemia da Covid-19.
No informe, a Leonardo não especifica quais modelos de aviões foram entregues pela ATR no ano passado. Os produtos da empresa são os turboélices comerciais ATR 42-600 e ATR 72-600, para 40 e 70 passageiros, respectivamente.
O grupo italiano também alertou que não espera por uma melhora signifitivativa no desempenho da ATR neste ano, prevendo ainda mais um período de entregas “muito abaixo” dos níveis anteriores à crise da Covid-19.
Principal concorrente da ATR no mercado de turboélices de passageiros, a De Havilland Canada ainda não divulgou os resultados de entregas do Dash 8 (ex-Bombardier QSeries) no ano passado.