ATR recupera acesso ao mercado chinês com certificação do turboélice 42-600

Fabricante ítalo-francesa anuncia retorno a China após quase três anos com homologação e novos pedidos pelo ATR 42-600
Lançado em 2018: o ATR 42-600 é o produto mais recente da fabricante ítalo-francesa (ATR)

A fabricante ítalo-francesa ATR, parte dos grupos Airbus e Leonardo, confirmou nesta terça-feira (8) durante o show aéreo de Zhuhai a certificação do turboélice ATR 42-600 pela agência de aviação civil da China (CAAC, na sigla em inglês). Com a homologação da aeronave, a empresa europeia está liberada para reentrar no mercado chinês após uma ausência de quase três anos.

Paralelo a certificação, a ATR também anunciou um pedido por três aeronaves de um cliente chinês ainda não revelado e a expectativa de conseguir em breve mais encomendas na China, onde a fabricante enxerga oportunidades para vender 280 turboélices nos próximos 20 anos.

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“Até 2035, prevemos que mais de 150 aeroportos serão construídos na China e os turboélices desempenharão um papel fundamental na criação de uma nova rede de rotas curtas e estreitas, complementando a oferta de trens de alta velocidade”, diz Fabrice Vautier, vice-presidente sênior comercial, em comunicado da fabricante.

A ATR estava fora no mercado chinês desde 2019, quando encerrou a produção do modelo 42-500. “Receber a validação do certificado de tipo do ATR 42-600 pela CAAC, juntamente com um pedido firme, é uma grande conquista que marca a reintrodução dos turboélices ATR na China”, disse a nova CEO da fabricante, Nathalie Tarnaud Laude.

Desenvolvimento do “ATR chinês” está parado

Além de produzir jatos comerciais, como o recém-certificado COMAC C919, a indústria aeronáutica da China também detém o conhecimento para fabricar turboélices de passageiros. A “ATR chinesa” é a Xian, uma das marcas do grupo estatal AVIC, que produz os modelos MA60 e o MA600, ambos derivados do antigo Antonov An-26.

Projeto do MA700 está paralisado desde o ano passado devido a sanções econômicas do Canadá (Weibo)

A Xian também trabalha há mais de uma década no desenvolvimento do MA700, um turboélice comercial muito semelhante ao ATR 72, tanto no design como em capacidades. Porém, a aeronave, que voou pela primeira vez em setembro de 2021, teve seu projeto paralisado após o governo do Canadá sancionar a fabricante chinesa, que ficou impedida de receber motores PW150C da Pratt & Whitney Canada.

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