A United Aircraft Corporation revelou o turboélice Il-114-300 com a pintura corporativa do grupo, já aplicada a jatos como o MC-21, SJ100 e Tu-214.
A aeronave de testes recebeu a nova pintura em Ulyanovsk, para onde voou a partir de Lukhovitsy, perto de Moscou.
A preocupação em “russificar” suas aeronaves fez a UAC aplicar tintas nacionais no Il-114-300, um tuboélice com capacidade para 68 passageiros, semelhante ao ATR 72.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo a empresa-mãe dos principais fabricantes de aviões da Rússia, a Ilyushin está realizando um programa de testes de voo de fábrica e se preparando para iniciar voos de certificação.
“O programa de testes é intenso. O avião já realizou mais de 30 voos, alguns dos quais duraram mais de sete horas. Os testes confirmam a convergência com os cálculos, a aeronave demonstra excelentes características de voo”, disse Daniil Brenerman, diretor administrativo do Il PJSC.
O plano russo é oferecer o Il-114-300 como um substituto para a antiga frota de An-24, turboélice da Antonov, hoje uma empresa ucraniana.
O turboélice é uma variante atualizada do Il-114 e pode operar em regiões inóspitas.
Assim como outros projetos russos, o turboélice também passou pela substituição de componentes estrangeiros por equivalentes nacionais.
O programa de desenvolvimento foi interrompido após um acidente fatal com único protótipo do airlifter de pequeno porte Il-112V em agosto de 2021. Os dois modelos utilizam o motor TV7, o que motivou a suspensão.
O que estamos vendo é simplesmente sensacional ! A Rússia decididamente optou por não depender do “Ocidente coletivo” e apostou definitivamente na sua soberania tecnológica e econômica ! Aliás, Rússia e China (curiosamente, dois países com experiência comunista) mostram, atualmente, grande vigor econômico e técnico-científico, a despeito de toda sacanagem que a trupe yankee-pommie patrocina contra eles.