ATR teve 56 novos pedidos de suas turboélices em 2024

Número é 40% maior do que em 2023. Entregas chegaram a 35 aeronaves enquanto a carteira de pedidos passou de 150 unidades
ATR 72 da Azul
ATR 72 da Azul

A ATR, fabricante regional de aeronaves turboélice controladas pela Airbus e a Leonardo, anunciou um crescimento significativo de vendas em 2024, superando seu desempenho de 2023.

A empresa garantiu 56 pedidos em 2024, um aumento substancial em relação aos 40 pedidos recebidos em 2023. Foram 51 ATR 72 e cinco ATR 42.

As entregas também tiveram um aumento, com a ATR entregando mais de 35 aeronaves em 2024, uma a menos do que em 2023. Essa conquista ocorre apesar dos desafios contínuos da cadeia de suprimentos que impactam a indústria aeroespacial.

“Esses resultados demonstram a relevância contínua da tecnologia turboélice e a posição da ATR no mercado de aviação regional”, disse Nathalie Laude, CEO da ATR.

A empresa destacou a força do seu desempenho nos mercados asiático e canadense, o que contribuiu significativamente para a carteira de encomendas.

Resultados da ATR em 2024 (ATR)

Revisão dos planos

A ATR afirmou ainda que passou a contar com mais 16 clientes, entre operadoras de aeronaves novas e pré-propriedades.

O resultado ocorre em meio a mudanças em seus planos futuros. A empresa abandonou o projeto da variante de decolagem e pousou curto alegando que o mercado mudou, tornando o modelo pouco atraente.

Segundo a Flight Global, a ATR também postergou a potencial entrada em serviço do ATR Evo, uma versão híbrida-elétrica que está em estudo.

Antes previsto para 2030, o novo turboélice capaz de reduzir significativamente a emissão de substâncias poluentes, só deverá estar pronto por volta de 2035.

Assim como a Airbus, o fabricante ítalo-francesa alegou que um motor híbrido-elétrico não estará pronto no tempo antes do planejado.

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