A ATR, fabricante regional de aeronaves turboélice controladas pela Airbus e a Leonardo, anunciou um crescimento significativo de vendas em 2024, superando seu desempenho de 2023.
A empresa garantiu 56 pedidos em 2024, um aumento substancial em relação aos 40 pedidos recebidos em 2023. Foram 51 ATR 72 e cinco ATR 42.
As entregas também tiveram um aumento, com a ATR entregando mais de 35 aeronaves em 2024, uma a menos do que em 2023. Essa conquista ocorre apesar dos desafios contínuos da cadeia de suprimentos que impactam a indústria aeroespacial.
“Esses resultados demonstram a relevância contínua da tecnologia turboélice e a posição da ATR no mercado de aviação regional”, disse Nathalie Laude, CEO da ATR.
A empresa destacou a força do seu desempenho nos mercados asiático e canadense, o que contribuiu significativamente para a carteira de encomendas.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2025/02/atr-results-960x640.jpg)
Revisão dos planos
A ATR afirmou ainda que passou a contar com mais 16 clientes, entre operadoras de aeronaves novas e pré-propriedades.
O resultado ocorre em meio a mudanças em seus planos futuros. A empresa abandonou o projeto da variante de decolagem e pousou curto alegando que o mercado mudou, tornando o modelo pouco atraente.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/05/ATR_EVO_01-960x640.jpg)
Segundo a Flight Global, a ATR também postergou a potencial entrada em serviço do ATR Evo, uma versão híbrida-elétrica que está em estudo.
Antes previsto para 2030, o novo turboélice capaz de reduzir significativamente a emissão de substâncias poluentes, só deverá estar pronto por volta de 2035.
Assim como a Airbus, o fabricante ítalo-francesa alegou que um motor híbrido-elétrico não estará pronto no tempo antes do planejado.