A Áustria está oficialmente em busca de novos aviões táticos para substituir a frota local de antigos C-130 Hercules da força aérea. Porta-voz do Ministério da Defesa austríaco, Michael Bauer anunciou hoje pelo Twitter que a instituição enviou pedidos de informações para 29 países sobre aeronaves com os seguintes requisitos: deve transportar 20 toneladas de carga e prestar reabastecimento aéreo, numa única plataforma. Conhece um avião que pode fazer isso?
Como em toda seleção para substituir os Hercules nos últimos anos em diferentes forças aéreas, o Embraer KC-390 Millennium pode ser uma opção para o programa austríaco. Segundo Bauer, o país deve adquirir entre quatro e cinco aeronaves, prevendo a assinatura do contrato para o 1º semestre de 2024 e as entregas até 2030. A fabricante brasileira ainda não comentou o assunto.
A força aérea austríaca opera atualmente com três modelos C-130K, designação do Hercules na versão de exportação para a RAF, a força aérea do Reino Unido. Esses aviões, produzidos na década de 1980, foram adquiridos pela Áustria de estoques britânicos em 2003 e têm vida útil até meados de 2030. Portanto, é o momento de escolher um substituto.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Neuigkeiten zur C-130-Nachfolge: Es werden 4-5 Flugzeuge beschafft; Anforderungen ua. 20t Gewichtskapazität, Luftbetankung muss möglich sein, 1-Flottensystem, Vertragsunterzeichnung im 1. HJ 2024, Zulauf spätestens 2030. Eine Anfrage wurde an 29 Staaten verschickt. #Bundesheer
— Michael Bauer (@Bundesheerbauer) April 3, 2023
A postagem do representante do Ministério da Defesa da Áustria acontece dias após autoridades do país terem participado do User Group C-390, o primeiro encontro de operadores do avião da Embraer, realizado em Portugal na semana passada. Presente no evento, o website Janes, por exemplo, citou que o KC-390 poderia atender aos interesses dos austríacos para substituir os C-130K em fim de vida.
No entanto, com a divulgação dos requisitos iniciais, sobretudo a capacidade em 20 toneladas de carga, a Áustria elevou bastante a complexidade do programa, tirando da disputa aeronaves como o Leonardo C-27J Spartan e o Airbus Casa C295. Sendo assim, é uma disputa que pode ficar alinhada entre o KC-390 e o Lockheed Martin C-130J Super Hercules – a versão mais avançada do Hercules. Acima dos requisitos, outras opções seriam o Airbus A400M Atlas ou o Kawasaki C-2.
Pedido de informações para 29 países?!?! Isso é brincadeira!!! Apenas duas aeronaves cumprem com os requisitos, uma antiga e obsoleta a outra atual e eficiente é uma questão de lógica e bom senso, o KC 390 não tem concorrentes…
29 países? deve ser pra cotar os usados né?
Nossos aviões são disparados os melhores! Pena que nossas FAs não correspondem à qualidade dos nossos equipamentos. Comandantes subservientes à ORCRIM LULOPETISTA desonram os militares!