A Áustria anunciou a decisão de adquirir 12 aeronaves de treinamento avançado M-346FA, da Leonardo, anunciou o Ministério da Defesa em 28 de dezembro.
As aeronaves custarão cerca de 500 milhões de euros e substituirão os jatos Saab 105 que foram aposentados em 2020 após 50 anos em serviço.
“Esses jatos, capazes de operações ar-solo e ar-ar, substituirão o Saab 105, que foi descontinuado em 2020. Com os jatos M-346FA da Leonardo, estamos abordando uma lacuna crítica em nossas capacidades de defesa aérea e trazendo o treinamento de pilotos de jato de volta à Áustria”, disse o Chanceler Karl Nehammer em postagem na rede social X.
A variante M-346FA é baseada no M-346 Master e possui capacidade multimissão que inclui ataque ao solo e combate aéreo.
Ela possui sete pontos duros para fixação de armamentos e sensores até um total de 3 toneladas. Além disso, o jato é equipado com um radar Grifo-M346 e outros aprimoramentos.
O M-346 foi desenvolvido originalmente como o Yak/AEM-130 numa parceria entre a Aermacchi e a russa Yakovlev, mas posteriomente as sócias no programa decidiram seguir caminhos separados.
O treinador está em serviço na Itália desde 2015.
Oferta para a FAB
O M-346 é uma das aeronaves que estão sendo analisadas pela Força Aérea Brasileira para reequipar esquadrões que operam jatos como o A-1 (AMX).
Em novembro, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, teria entregue ao presidente Lula uma proposta para fornecimento de 30 aeronaves do modelo.
Destes, 24 ficariam com a FAB enquanto seis outros seriam repassados para a Marinha a fim de tomar o lugar dos velhos AF-1 (A-4) que operaram a bordo do porta-aviões São Paulo.