A Austrian Airlines, companhia aérea de bandeira da Áustria e subsidiária do grupo Lufthansa, apareceu nas manchetes na Europa com dois assuntos curiosos nesta semana.
A empresa fez um anúncio inesperado ao afirmar que contratou a companhia aérea regional sueca Braathens para suprir dois turboélices ATR 72 em wet-leasing, modalidade em que não apenas o avião como a tripulação e os serviços são terceirizados.
As aeronaves serão usadas em rotas onde seus jatos Embraer E195 têm se mostrado grandes demais. “Em algumas rotas regionais, a procura não regressou totalmente após a pandemia. Para continuar a ligar estas rotas ao nosso hub de Viena no futuro, precisamos de estruturas de capacidade ajustadas”, justificou Michael Testi, CCO da Austrian.
Os dois ATR 72 passarão a voar a partir de junho de Viena para cidades como Klagenfurt, Bolonha e Košice, Graz, Leipzig e Varsóvia, substituindo parcialmente ou totalmente os jatos E195.
A capacidade do ATR é de 72 assentos contra 116 lugares do Embraer, mas que possui uma classe executiva com oito lugares.
Boeing 787-9 chegando antes
Embora o anúncio ainda não tenha sido feito, a Austrian Airlines deverá receber dois Boeing 787-9 Dreamliner nas próximas semanas, por meio de leasing.
As aeronaves pertenciam à Bamboo Airways, do Vietnã, que em crise financeira, os retirou de serviço no ano passado. Os dois jatos pertenceriam à arrendadora CALC.
O plano é que os Boeing 787 comecem a voar para Nova York (JFK) em 15 de junho e para Chicago em 1º de julho, antecipando a substituição de modelos mais antigos.
Além desses aviões arrendados, a Austrian tem mais nove 787 Dreamliner novos a caminho, que serão repassados pela Lufthansa como parte de uma encomenda anterior.
A Austrian Airlines deverá aposentar todos os seus Boeing 767-300 e 777-200 até 2028.