Avaliação de aeroportos brasileiros sobe em um ano

Terminais concedidos melhoram nota, mas aeroportos administrados pela Infraero seguem na frente
Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)
Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)
Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)
Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)

A Secretaria de Aviação Civil divulgou nesta semana mais uma edição da avaliação dos principais aeroportos brasileiros. A pesquisa é feita trimestralmente com os passageiros que frequentam os 14 aeroportos nacionais mais movimentados e serve como referência para a Infraero e as concessionárias que assumiram alguns terminais.

O resultado mostra uma evolução na percepção dos usuários que colocaram quase todos os aeroportos com nota média de 4, considerada pelo governo como meta para o setor.

No 2º trimestre deste ano, o aeroporto de Curitiba (Afonso Pena) foi considerado o mais bem avaliado pelos passageiros, desbancando Viracopos e Recife, que lideraram a lista anteriormente. O aeroporto da capital paranaense também superou a barreira dos 4,4 pontos pela primeira vez, alcançando a melhor avaliação já conseguida por um dos terminais desde o início da pesquisa.

Já na outra ponta da tabela, o aeroporto de Cuiabá segue na lanterna com média abaixo de 3,4 pontos. Outro que perdeu pontos nos últimos meses é o terminal de Salvador, que ficou distante dos demais.

Evolução da percepção dos passageiros
Evolução da percepção dos passageiros

A lista mostra que os aeroportos concedidos estão numa situação melhor que a inicial, mas aquém de alguns terminais administrados pela Infraero. Uma explicação para essa diferença pode estar no fato de grandes aeroportos como Guarulhos e Galeão terem um nível de exigência maior. Serviços como táxi, estacionamento e alimentação acabam sendo mais caros e concorridos, o que acaba derrubando o resultado geral. Os critérios da SAC acabam não equilibrando alguns fatores como o que avalia a ‘distância caminhada até o avião’. No terminal 3 de Guarulhos, por exemplo, o passageiro que entrar num avião na ponta do píer andará por longos minutos, apesar das esteiras.

A redução no movimento dos passageiros nos últimos meses, causado pela crise financeira do país, pode ter amenizado algumas situações. Veja abaixo a evolução das notas médias dos aeroportos analisados.

As notas médias recebidas pelos aeroportos
As notas médias recebidas pelos aeroportos

Total
0
Shares
Previous Post
O setor de aviação geral analisado pela ABAG cresceu 3% em 2014. O mesmo ritmo, porém, não deve se repetir neste ano (Foto - Embraer)

Frota nacional de “aviação geral” cresceu 3% em 2014

Next Post
O novo modelo 450 é o "caçula" da família Legacy da Embraer (Foto - Thiago Vinholes)

Embraer apresenta novo jato executivo Legacy 450

Related Posts
Total
0
Share