O programa Phenom 300 da Embraer avança firmemente, com o
primeiro vôo da quarta aeronave de testes realizado no final de
fevereiro de 2009. Esse jato, matrícula PP-XVL, e a terceira
aeronave (PP-XVK), que decolou pela primeira vez em 23 de dezembro
de 2008, encontram-se em operação no Centro de Ensaios em Vôo da
Embraer, na Unidade Gavião Peixoto, no interior do Estado de São
Paulo, juntamente com os dois primeiros jatos executivos Phenom
300, da categoria light.
A frota de testes é composta por quatro
aeronaves: duas completamente instrumentadas, uma com interior
básico e instrumentação de teste em vôo e outra, com interior, que
será usada para testes de funcionamento e confiabilidade dedicados
à campanha de maturidade. A frota completa já ultrapassou 300 horas
da campanha de ensaios em vôo.
“À medida que a campanha de certificação e maturidade do jato
Phenom 300, da categoria light, progride, também avançam as
entregas dos primeiros jatos Phenom 100, da categoria entry level”,
afirmou Maurício Almeida Filho, Diretor de Programas da Embraer –
Aviação Executiva. “Esperamos que essa fase crucial para o Phenom
300 tenha o mesmo sucesso que teve a do Phenom 100.”
Os testes em solo e em vôo avançam, com a conclusão dos ensaios em vôo de partida do motor e determinação de tração (In-Flight Thrust Determination – IFTD), operação em pista molhada, extinção de fogo, testes do sistema de combustível, simulação de formação de gelo, entre outros. O Phenom 300 voou a 45 mil pés de altitude, mantendo a cabine a uma altitude de 6.600 pés. A velocidade máxima de cruzeiro – 450 nós (KTAS), ou 833 km/h, e Mach 0,78 – foi comprovada. Bancadas de ensaio foram usadas para aprimorar a aviônica, verificar os sistemas ambientais da aeronave e testar o sistema elétrico.
Testes de aerodinâmica e de formação natural de gelo estão ocorrendo atualmente, assim como a coleta de dados para o desenvolvimento do simulador de vôo. O piloto automático está em avaliação e os testes de aviônica avançam com sucesso. Em breve, serão realizados testes de descarga elétrica, interferência de campos eletromagnéticos de alta intensidade (High Intensity Radiated Field – HIRF), ruído externo, ventos cruzados (cross winds) e operação a baixa temperatura (cold soak).
A campanha de certificação exigirá aproximadamente 1.400 horas de vôo e o Phenom 300 avança para concluí-la no segundo semestre de 2009. Os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 possuem, em conjunto, uma carteira de pedidos firmes com mais de 800 aeronaves.