Aviação comercial no Brasil ficou perto de recorde de passageiros em 2024

Número de passageiros transportados chegou a 118,3 milhões de pessoas, ligeiramente abaixo de 2019, o melhor ano da história
Aviões no Aeroporto de Brasília
Aviões no Aeroporto de Brasília (ABSB)

O transporte aéreo no Brasil atingiu uma marca impressionante em 2024 quando mais de 118,3 milhões de passageiros embarcaram em voos nacionais e internacionais.

Trata-se da segunda melhor marca histórica, atrás apenas de 2019, quando foram embarcadas 118,6 milhões de pessoas.

O movimento total do ano registrou um aumento de 5% em relação a 2023, com 5,6 milhões de passageiros a mais.

O segmento de voos internacionais, por sua vez, bateu seu recorde, com 24,9 milhões de passageiros embarcados.

Veja a seguir alguns destaques do ano passado:

Aeroporto de Guarulhos (GRUAirport)
Aeroporto de Guarulhos (GRUAirport)

LATAM lidera com quase 34% do mercado

Na soma geral, a LATAM seguiu como maior companhia aérea a operar no Brasil, com pouco mais de 40 milhões de passageiros embarcados. Isso equivale a 33,85% de participação, incluindo voos nacionais e internacionais.

Nesse quesito, a Azul foi a segunda colocada, com 30,5 milhões de passageiros (25,7%), e a Gol, a terceira, com 29,9 milhões de pessoas (25,3%).

A TAP Air Portugal sagrou-se a quarta empresa aérea a levar mais passageiros no país, com mais de 2 milhões de embarques, seguida pela rede sul-americana da LATAM.

Maiores companhias aéreas em passageiros internacionais em 2024 (ANAC)

Guarulhos segue o maior do país, Galeão sobe

Entre os aeroportos brasileiros, Guarulhos continuou a ser o mais movimentado do país com ampla margem. Foram 42,7 milhões de passageiros, seu recorde até hoje. Congonhas, também em São Paulo, manteve a segunda colocação com 22,8 milhões de passageiros enquanto Brasília veio em terceiro, com 14,8 milhões.

A novidade é a volta do Aeroporto do Galeão ao topo do ranking. O terminal aéreo viu sua oferta de voos crescer após a decisão de limitar as operações no Santos Dumont. Foram 14,2 milhões de passageiros no ano passado, contra 7,8 milhões em 2023, ano em que ele figurou na 8ª posição.

O Santos Dumont, por outro lado, caiu de um movimento de 11,2 milhões para pouco menos de 6 milhões graças às restrições operacionais.

Maiores companhias aéreas nacionais em passageiros em 2024 (ANAC)

Mercado doméstico dominado pela LATAM

Considerando apenas os voos domésticos, a LATAM terminou 2024 com 37,5% de participação contra 31,3% da Azul e 30,1% da Gol. Na prática, a companhia aérea do grupo chileno expandiu sua presença em relação a 2023 (36,3%) enquanto a Gol encolheu (era de 32,3%) – a empresa de David Neeleman também teve uma pequena expansão no bolo.

As demais companhias aéreas nacionais seguem com uma participação tímida, de cerca de 1%. A VoePass transportou 749 mil passageiros, uma ligeira alta em relação a 2023 (738,5 mil pessoas) enquanto a MAP e a Azul Conecta cresceram.

Aeroportos mais movimentos do Brasil em 2024 (ANAC)

LATAM teve 20% do mercado internaacional

A LATAM conseguiu transportar mais de 5 milhões de passageiros em voos internacionais, o equivalente a 20% do mercado. A TAP, como dito, embarcou pouco mais de 2 milhões de pessoas, à frente da Gol, que transportou 1,78 milhão de passageiros.

A Azul, por sua vez, ficou atrás da malha sul-americana da LATAM, com 1,19 milhão de passageiros. A Copa Airlines chegou perto dela, com 1,17 milhão.

Entre as companhias aéreas dos EUA, a American Airlines foi a primeira, com 1,06 milhão de passageiros.

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