A aviação comercial registrou sete acidentes fatais no ano passado que mataram 174 passageiros e tripulantes, além de quatro pessoas no solo, segundo dados compilados pela consultoria holandesa To70. Apesar dessas ocorrências, 2022 foi um dos anos mais seguros da história das viagens aéreas.
A análise do número de acidentes com aviões comerciais em 2022 é especialmente interessante pelo fato de o tráfego aéreo ter regressado aos níveis pré-pandemia de 2019. A despeito dessa recuperação no setor, não houve um aumento correspondente de casualidades com vítimas fatais.
“A recuperação pós-Covid que todos esperavam veio em 2022. Embora tenha sido um verão difícil com problemas de capacidade nos aeroportos, levando a longas filas nos terminais, a recuperação não resultou em uma taxa de acidentes mais alta”, disse Adrian Young, consultor sênior de aviação da To70.
Data | Avião | Registro | Operador | Local do acidente | Fatalidades |
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21/03/2022 | Boeing 737-800 | B-1791 | China Eastern Airlines | China | 132 |
29/05/2022 | DHC-6 Twin Otter | 9N-AET | Tara Air | Nepal | 22 |
02/09/2022 | Airbus A320neo | CS-TVI | TAP | Guiné | 2 |
20/09/2022 | Jetstream 32 | OB-2152 | SAETA Peru | Peru | 1 |
06/11/2022 | ATR 42-500 | 5H-PWF | Precision Air | Tanzânia | 19 |
18/11/2022 | Airbus A320neo | CC-BHB | LATAM | Peru | 2 |
31/12/2022 | Embraer E175 | N264NN | Envoy | Estados Unidos | 1 |
Fonte: To70
De acordo com a consultoria, em 2022 foi registrado um acidente fatal a cada 4,17 milhões de decolagens. Trata-se da menor taxa de acidentes na aviação comercial dos últimos 10 anos.
Como comparação, em 2021, de acordo com a mesma consultoria, foram registrados cinco acidentes com aviões comerciais, mas que resultaram em 302 mortes.
O ano com menos vítimas fatais na aviação comercial, desta vez segundo dados do Aviation Safety Network (ASN), foi 2017, com 44 mortes em 10 incidentes. Na outra ponta, o pior ano no setor foi registrado em 1972, quando 2.389 passageiros e tripulantes perderam a vida em 75 acidentes aéreos.
Acidentes aéreos
Dos acidentes ocorridos no ano passado, a mais grave deles foi responsável por três quartos das 178 vidas perdidas decorrentes tragédias aéreas. Em 21 de março, um Boeing 737-800 da companhia China Eastern Airlines caiu na região de Wuzhou, na China. Todos os 132 ocupantes e tripulantes a bordo da aeronave morreram.
Outro acidente grave em 2022 foi a queda de um Twin Otter da empresa Tara Air, do Nepal, ocorrido em 29 de maio na cadeia montanhosa do Himalaia e que deixou 22 mortos.
Mais um acidente com número de mortos na casa dos dois dígitos ocorreu na Tanzânia em 6 de novembro, no qual 19 pessoas morreram quando um ATR 42 da Precision Air caiu no Lago Vitória.
Acidentes fatais em solo
A consultoria holandesa classificou como “acidentes estranhos” no solo duas ocorrências com aeronaves comerciais na Guiné e no Peru.
No primeiro desses incidentes, registrado em 2 de setembro, um Airbus A320 da TAP Portugal colidiu durante o pouso com uma motocicleta que invadiu a pista no aeroporto de Conacri, na Guiné. Os dois ocupantes que estavam na moto morreram.
No Peru, um acidente bizarro em 18 de novembro ceifou a vida de dois bombeiros quando um A320 da Latam Airlines se chocou com um caminhão de bombeiro que invadiu a pista do aeroporto de Lima. Após a colisão, a aeronave sofreu um princípio de incêndio, mas a situação logo foi controlada.