O calvário da Avianca Brasil ainda persiste, embalado pelas disputas entre seus credores que tentam há meses aprovar um plano de recuperação, cada vez mais improvável. Mas ao menos um desembargador da Justiça de São Paulo deu um passo no sentido de resolver parte do impasse da companhia aérea pré-falimentar. O magistrado Ricardo Negrão, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, intimou a OceanAir (nome real da empresa) a devolver para a Airbus sete aeronaves A318 que ainda estão com ela.
A decisão veio após outras instâncias da Justiça terem ordenado que a Avianca Brasil entregasse os jatos para o braço de arrendamento da fabricante europeia. A companhia aérea, no entanto, se negou a cumprir a ordem judicial alegando que isso impediria que ela pudesse cumprir o plano de recuperação judicial.
A Avianca Brasil deixou de voar em maio passado após a ANAC considerar que a empresa não atendia às normas de segurança mínimas. Semanas depois, a agência de aviação civil suspendeu a concessão da companhia para exploração do transporte aéreo de passageiros e carga. No fim de julho, seus slots em Congonhas foram repassados para a Azul, MAP e Passaredo.
A empresa, que operava uma frota de mais de 50 aviões em dezembro do ano passado, quando pediu recuperação judicial, voava com apenas seis aeronaves em maio, dois A319 e quatro A318. No entanto, a Avianca mantinha outros quatro A318 sem condições de voo, um deles desde 2015 (prefixo PR-ONP, estacionado em Congonhas).
A Airbus tenta retomar esses oito A318 dos quais apenas um foi enviado para a França (PR-AVJ). Dos sete restantes, quatro estariam sem condições de voar, o PR-AVL, que está no Aeroporto de São José dos Campos, o PR-ONR, em Brasília, e o PR-ONC e PR-ONI, parados em Congonhas desde que os voos da Avianca foram suspensos.
Na petição, a Airbus exige também a devolução de motores PW6000 e outros equipamentos, mas a situação desses itens é desconhecida. O A318 prefixo PR-ONO, por exemplo, foi fotografado pelo Airway neste ano sem os turbofans e com o bordo de ataque do estabilizador vertical ausente. A Avianca também mantém outros dois jatos em Congonhas em estado precário de conservação, o PR-ONR (parado desde junho de 2018) e o PR-ONH (sem voar desde fevereiro de 2017).
Prejuízo certo
Apesar da expectativa de voltarem para a Airbus, esses aviões têm demanda muito baixa por conta do custo elevado de operação e de precisarem de reformas consideráveis para voltarem a ter condições de operar. Por essa razão, parece pouco provável que a empresa pretenda oferecê-los no mercado de leasing, ao menos em sua maior parte. Ao contrário do A318, os outros aviões da Avianca tiveram boa aceitação e logo foram transferidos para outras companhias como as antigas rivais Azul e LATAM que hoje voam com modelos A320.
Confira abaixo onde estão os oito A318 da Airbus*:
Modelo | Prefixo | Situação | Localização atual |
---|---|---|---|
A318 | PR-ONP | Estacionado desde 2015 | Congonhas |
A318 | PR-AVJ | Devolvido em agosto | França |
A318 | PR-AVL | Estacionado desde maio | São José dos Campos |
A318 | PR-ONO | Estacionado desde julho de 2017 | São José dos Campos |
A318 | PR-ONI | Estacionado desde maio | Congonhas |
A318 | PR-ONH | Estacionado desde fevereiro de 2017 | Congonhas |
A318 | PR-ONC | Estacionado desde maio | Congonhas |
A318 | PR-ONR | Estacionado desde junho de 2018 | Brasília |
Veja também: Por que o Airbus A318 foi um fracasso de vendas
Antes era Avianca. Agora é Viagra kkkkk
A legenda da última foto não diz explicitamente que os dois aviões mostrados seriam os A318 aos quais o texto da mesma legenda se refere, mas sugere isso. E o avião da esquerda claramente é um Fokker 100, que está até com um dos motores visível (e diferentemente do A318, que tem os motores sob as asas, o Fokker 100 tem os motores presos à parte de trás da fuselagem). Como os Fokker 100 já deixaram a frota da Avianca há vários anos, muito antes de a empresa entrar em crise, e foram todos vendidos à QantasLink, isso indica que a foto é antiga e o Airbus da direita — sem os motores, o radome e o bordo de ataque do estabilizador vertical — provavelmente estava apenas sofrendo uma manutenção (talvez um “check C”) no dia da foto.
corrija por favor
1. segundo foto de maio de 2019 google maps só o A318 PR-ONO se encontra abandonado em S. José dos campos
2. segundo o google maps de maiode 2019 em congonhas se encontram 2 F100, 5 A318 e 2 A319
Vocês poderiam ser gentis e ir a congonhas fotografar as aeronaves
Olá, MK, sobre as imagens, a que mostra o PR-ONO foi tirada meses atrás durante um evento na Embraer. No Google Earth, a imagem mais recente é de julho e lá aparecem cinco jatos de passageiros, sendo dois deles com o que parece ser a pintura antiga da Avianca. Retiramos a imagem de Congonhas e a substituímos por um print do Google para não causar mais dúvidas. Sobre sua sugestão, não temos estrutura nem acesso para fotografar essa área, infelizmente. Abraços.
Olá Ricardo Meier
Eu atualizei o Wiki em inglês com as info mais corretas. Atualize por gentileza vossa tabela, porque se você atualizar a foto do google earth de 27.05.2019 verá que o PR-ONO se encontra em outro posicionamento junto ao velho B737 TAF no hangar e sua tabela ainda consta 2 aeronaves, quando é só 1. Veja pela foto que você mesmo postou de Congonhas de 27.05.2019, é … já pedi que eles atualizem a imagem de satélite mas até agora nada…, você vê 5 A318 e 2 F100. Os 2 A319 já foram devolvidos aos norte-americanos, ficando só o processo com a Airbus mesmo, até aonde eu sei. Sua tabela consta 4 A318 em Congonhas, pois a meu ver o outro A318 de SJ dos Campos passou à Congonhas. Talvez subindo naquele hotel ali de 20 andares Nobile Suites Congonhas por € 49 o dia com uma boa objetiva se possa alugando um quarto tirar essa dúvida. Para mim é mais dificil que moro na Europa e mesmo assim tentei escrever um email aos CEO da Airbus Operations GmbH mas com certeza nao iriam responder. Grato
Olá Ricardo Meier
Eu atualizei o Wiki em inglês com as info mais corretas. Atualize por gentileza vossa tabela, porque se você atualizar a foto do google earth de 27.05.2019 de S. José dos Campos verá que o PR-ONO se encontra em outro posicionamento junto ao velho B737 TAF no hangar e sua tabela ainda consta 2 aeronaves, quando é só 1. Veja pela foto que você mesmo postou de Congonhas de 27.05.2019, é … já pedi que eles atualizem a imagem de satélite mas até agora nada…, você vê 5 A318 e 2 F100. Os 2 A319 já foram devolvidos aos norte-americanos, ficando só o processo com a Airbus mesmo, até aonde eu sei. Sua tabela consta 4 A318 em Congonhas, pois a meu ver o outro A318 de SJ dos Campos passou à Congonhas. Talvez subindo naquele hotel ali de 20 andares Nobile Suites Congonhas por € 49 o dia com uma boa objetiva se possa alugando um quarto tirar essa dúvida. Para mim é mais dificil que moro na Europa e mesmo assim tentei escrever um email aos CEO da Airbus Operations GmbH mas com certeza nao iriam responder. Grato
corrigi o wiki para 7, 2 sjc, 4 congonhas porque o avl voltou para franca para servir de pecas para remover os outros e 1 em brasilia.
Acho que assim fica o momento de Agosto de 2019 até outubro decisao judicial, suponho, estar correto…
Olá
por gentileza, delete as mensagens como MK. Sanadas as dúvidas, acredito que já é obsoleto e peco que as retire, grato