Após ver sua situação se agravar nos últimos dias, a Avianca Brasil começará a semana com o desafio de se manter viva no mercado brasileiro. A companhia aérea, que está em recuperação judicial desde dezembro, terá de devolver 18 jatos A320 a partir desta segunda-feira (22), praticamente quase toda a sua base de aviões.
Por meio de um acordo intermediado pela ANAC com as empresas de leasing, a Avianca fará a retirada gradual dessas aeronaves após a Páscoa a fim de não prejudicar ainda mais os passageiros. Serão devolvidos seis A320CEO para a empresa ACG, seis A320NEO e um CEO para a GECAS, quatro A320CEO para Vermillion e um A320NEO para a PK Air Finance. Com isso restarão na frota da Avianca alguns A318 e A320, insuficientes para que a companhia mantenha uma malha de voos mínima.
A empresa, que cada vez mais tem cancelado voos, não consegue gerar caixa suficiente mesmo para pagar as taxas aeroportuárias onde opera. Sem perspectivas de receber algum tipo de aporte e com o leilão de seus ativos ainda distante – segundo o Diário Oficial do Estado de São Paulo, ele está marcado para o dia 7 de maio – a operação da Avianca está seriamente ameaçada.
Azul fora do páreo
Além do cenário de terra arrasada que a aguarda nesta semana, a Avianca viu a desistência da Azul em participar do leilão dos ativos. A companhia aérea foi a primeira a manifestar interesse pelo espólio da rival em março, mas tinha a intenção de pagar pelo “pacote” inteiro de slots, parte da frota e o programa de fidelidade “Amigo”, além de cogitar a contratação de funcionários da empresa.
Mas uma manobra conjunta da Gol e da LATAM que se uniram ao maior credor da Avianca, acabou com planos da Azul ao fatiar os ativos em sete lotes e com isso praticamente impedir que a companhia de David Neeleman pudesse levar tudo que lhe interessava, ou seja, os slots em aeroportos movimentados. A proposta aprovada pelos credores da Avianca tenta aumentar a concorrência pelos ativos e assim elevar o valor pago, porém, a Azul descartou participar do leilão.
Gol e LATAM seguem confirmadas, porém, caso levem os slots em Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont correm o risco de perderem esses horários por conta da concentração de mercado – as duas já são as maiores operadoras desses terminais.
Exceto pelo programa Amigo, é fato que o único atrativo da Avianca são os slots que em tese não poderiam ser vendidos afinal são concessões da ANAC. Certamente, pode-se esperar por uma batalha demorada nos tribunais movida pela Azul. A grande pergunta é saber se a Avianca Brasil resistirá até lá.
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Deveria se concentrar em Ponte Aérea.
CGH/GIG/SDU/CWB/CNF
Com 5 Anvs toca essa malha tranquilamente.
Esquece gig, pois ficaria sobreposto a SDU e envolveria muito custo p manter em operação. O máximo seria deslocar os vôos tb p BSB, apesar de terem anunciado q vão continuar em SSA… fazer vôos de tiros rápidos p manter a operação…o problema é ter caixa de giro.
Quanto ao texto da airway tem uma imperfeição pois ela vai ficar só c a318 e a319…o q significa menos carga e pessoal transportado…
E o que eu faço com a reserva do Hotel?
Tremenda sacanagem
Um árabe resolveria isso rapidinho…
Passei por isso nos meus vinte anos de VARIG, muito triste…
Se houver seriedade por parte do Governo Federal, ANAC e Cade, a Azul fica com os slots da Avianca, vide a mesma situação da Sadia e Perdigão quando a Seara através da JBF adquiriu vários frigorífico, abatedouros e CDs .
A manutenção só dá Latan e Gol configura monopólio com graves prejuízos aos usuários.
Triste demais . Estou com vôo marcado e espero que não seja cancelado . Desejo do fundo do meu coração que Avianca consiga se recuperar . Fiz algas viagens pela companhia e fui muito bem atendida , na realidade foi a melhor companhia aérea a qual tenho só coisas boas a dizer.
Empresa aérea como a GOL não era para existir, ela SACANEOU os funcionários da WEBJET deixando todos desempregados, e agora entrou de gaiata na briga pelo os SLOTS da Avianca, isto é só para sacanear uma CONCORRENTE de não deixá-lo crescer e ainda deixar milhares de trabalhadores desempregados. Mas ela abra o olho pois está MESMA GOL tem uma dívida ASTRONOMICA de uns digamos 14 bilhões , e pode ser a próxima a parar.
Avianca poderia apostar em uma nova identidade visual e com um outro nome para se reestruturar. Exemplo Brazil Airlines, Brasil Airlines, Air Brazil, Air Brasil, Brazil Airway, Brasil Airway.
A esperança dos consumidores da empresa Avianca é que o leilão de ativos da empresa seja bem sucedido, informo ainda que há grande chance, sendo a Latam forte canditada ao arremate. Pela proposta, a Latam Airlines Brasil comprometeu-se em fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos US$ 13 milhões para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das operações.