O drama vivido pela companhia aérea Avianca Brasil ganhou capítulos mais graves nas últimas horas. A companhia, que precisou entrar com um pedido de recuperação judicial em dezembro, tem buscado evitar que seus credores retomem aviões alugados para impedir cancelamentos de voos, mas tudo leva a crer que essa negociação não deu frutos.
Nesta quinta-feira, a empresa confirmou que encerrará seus principais voos internacionais de São Paulo para Nova York, Miami e Santiago do Chile em 31 de março e que devolverá quatro dos cinco Airbus A330-200 arrendados e usados nessas rotas. A investida no exterior era algo recente na empresa, que anunciou seus primeiros voos em meados de 2017. Há menos de um ano, a companhia decidiu lançar uma segunda frequência diária para Miami, dando a entender que os voos possuíam uma boa aceitação.
Apenas os voos entre Fortaleza e Salvador para Bogotá continuarão ativos, mas com aviões da Avianca Colombia que, embora pertencente ao mesmo grupo, não tem ligação direta com a empresa brasileira.
A pior notícia, no entanto, foi revelada no final do dia pela ANAC. Segundo a agência de aviação civil, 10 Airbus A320 (a maior parte deles do modelo Neo) pertencentes à empresa de leasing GECAS perderão o registro brasileiro, o que impede que sejam usados pela Avianca. O prazo para que isso ocorra é o dia 24 de janeiro quando então eles serão devolvidos ao arrendador. Porém, no dia seguinte, a Avianca conseguiu entrar em acordo com a GECAS e manter os 10 aviões em sua frota.
Com isso, a Avianca Brasil poderia perder nada menos que 14 de 51 aviões, ou quase um terço da sua frota. A empresa devolverá outros três A320 nos próximos dias, dois dos quais serão repassados para a concorrente Azul.
Até então, a companhia aérea brasileira havia conseguido evitar muitos cancelamentos de voos, e mesmo aeronaves que estavam desativadas passaram a ser usadas com mais frequência como os Airbus A318 que ainda ostentam a pintura antiga da companhia.
A situação financeira da companhia aérea é bastante grave. Por estimativas de mercado, a Avianca teria dívidas de quase 500 milhões de reais.
Atualizado às 11h00 do dia 19/01/2019.
Talvez a saída da Avianca seja vender suas ações para empresas estrangeiras para que possa continuar as operações …
@Marco Andrade, Avianca Brasil não possui ações. Apenas a Avianca Holdings, que é uma intituição totalmente separada da Avianca Brasil.
O GOVERNO TEM DE INTERVIR NA AVIANCA NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM FAÇA NADA E MILHARES DE PESSOAS PERCAM SEUS EMPREGOS NO BRASIL TÁ ASSIM MUITO BLÁ BLÁ BLÁ E NENHUMA EFICÁCIA EM TODOS OS SETORES DEUS SALVE O BRASIL.
Infelizmente os consumidores pagarão 2x. Uma regulamentação que proteja o mais fraco, é possível?
Sr, Ricardo Meier: não entendi. Na audiência do dia 14jan2019, a Justiça tinha dado mais duas semanas de prazo para uma nova tentativa de acordo entre as partes, o que seria 28jan2019. A ANAC tem mais poder que a Justiça para determinar o arresto destas 10 aeronaves em 24jan2019?
@Miltom
As aeronaves desse caso da ANAC e as que a justiça prorrogou o prazo são, infelizmente, ee empresas distintas
Fiquei preocupada, tenho viagem marcada na Páscoa e todos os meus vôos são da Avianca, inclusive com os A320 que fazem a rota CWB-GRU…
Tenho medo de perder tudo.
Avianca está na UTI, alguém compra ou fecha.
Somente empresas boas desaparecem. ai temos que aturas as LATAM e GOL (S).