Avianca Brasil pode perder ao menos um terço da sua frota de aviões

Companhia aérea irá encerrar quase todos os voos internacionais ao devolver seus aviões A330. ANAC confirma suspensão do registro de 10 aviões A320 da GECAS, mas empresa volta atrás
A Avianca terá de devolver 10 A320 como o da foto nos próximos dias
A Avianca terá de devolver 10 A320 como o da foto nos próximos dias

O drama vivido pela companhia aérea Avianca Brasil ganhou capítulos mais graves nas últimas horas. A companhia, que precisou entrar com um pedido de recuperação judicial em dezembro, tem buscado evitar que seus credores retomem aviões alugados para impedir cancelamentos de voos, mas tudo leva a crer que essa negociação não deu frutos.

Nesta quinta-feira, a empresa confirmou que encerrará seus principais voos internacionais de São Paulo para Nova York, Miami e Santiago do Chile em 31 de março e que devolverá quatro dos cinco Airbus A330-200 arrendados e usados nessas rotas. A investida no exterior era algo recente na empresa, que anunciou seus primeiros voos em meados de 2017. Há menos de um ano, a companhia decidiu lançar uma segunda frequência diária para Miami, dando a entender que os voos possuíam uma boa aceitação.

Apenas os voos entre Fortaleza e Salvador para Bogotá continuarão ativos, mas com aviões da Avianca Colombia que, embora pertencente ao mesmo grupo, não tem ligação direta com a empresa brasileira.

A pior notícia, no entanto, foi revelada no final do dia pela ANAC. Segundo a agência de aviação civil, 10 Airbus A320 (a maior parte deles do modelo Neo) pertencentes à empresa de leasing GECAS perderão o registro brasileiro, o que impede que sejam usados pela Avianca. O prazo para que isso ocorra é o dia 24 de janeiro quando então eles serão devolvidos ao arrendador. Porém, no dia seguinte, a Avianca conseguiu entrar em acordo com a GECAS e manter os 10 aviões em sua frota.

A Avianca Brasil agora opera o A330 em versões de passageiros e carga (Avianca)
A Avianca Brasil havia recebido seus A330 pouco tempo atrás (Avianca)

Com isso, a Avianca Brasil poderia perder nada menos que 14 de 51 aviões, ou quase um terço da sua frota. A empresa devolverá outros três A320 nos próximos dias, dois dos quais serão repassados para a concorrente Azul.

Até então, a companhia aérea brasileira havia conseguido evitar muitos cancelamentos de voos, e mesmo aeronaves que estavam desativadas passaram a ser usadas com mais frequência como os Airbus A318 que ainda ostentam a pintura antiga da companhia.

A situação financeira da companhia aérea é bastante grave. Por estimativas de mercado, a Avianca teria dívidas de quase 500 milhões de reais.

Atualizado às 11h00 do dia 19/01/2019.

Airbus A318 da Avianca: antes usado em rotas secundárias, jato está mais ativo na companhia

Veja mais: Novo Boeing 737 MAX 200 completa primeiro voo

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  1. Talvez a saída da Avianca seja vender suas ações para empresas estrangeiras para que possa continuar as operações …

  2. @Marco Andrade, Avianca Brasil não possui ações. Apenas a Avianca Holdings, que é uma intituição totalmente separada da Avianca Brasil.

  3. O GOVERNO TEM DE INTERVIR NA AVIANCA NÃO É POSSÍVEL QUE NINGUÉM FAÇA NADA E MILHARES DE PESSOAS PERCAM SEUS EMPREGOS NO BRASIL TÁ ASSIM MUITO BLÁ BLÁ BLÁ E NENHUMA EFICÁCIA EM TODOS OS SETORES DEUS SALVE O BRASIL.

  4. Sr, Ricardo Meier: não entendi. Na audiência do dia 14jan2019, a Justiça tinha dado mais duas semanas de prazo para uma nova tentativa de acordo entre as partes, o que seria 28jan2019. A ANAC tem mais poder que a Justiça para determinar o arresto destas 10 aeronaves em 24jan2019?

  5. @Miltom
    As aeronaves desse caso da ANAC e as que a justiça prorrogou o prazo são, infelizmente, ee empresas distintas

  6. Fiquei preocupada, tenho viagem marcada na Páscoa e todos os meus vôos são da Avianca, inclusive com os A320 que fazem a rota CWB-GRU…
    Tenho medo de perder tudo.

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