A Avianca Brasil realizou nessa segunda-feira (13) os primeiros voos comerciais domésticos de passageiros do país sob a Categoria III (A) de visibilidade, para os quais recebeu certificação inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no dia 20 de maio.
Essa modalidade de operação permite que as aeronaves se aproximem por instrumentos e pousem em segurança, mesmo em condições visuais mais restritas, de apenas 200 metros de visibilidade.
Como explica a companhia, o novo recurso beneficia os passageiros, que não precisam mais descer em outros aeroportos em função do mau tempo.
Ainda de acordo com a Avianca, na manhã dos primeiros pousos por instrumentos, voos da companhia que partiram de Curitiba, Goiânia e Salvador em direção ao Aeroporto de Guarulhos chegaram no horário previsto, enquanto 12 voos domésticos de outras empresas foram alternados para localidades como Campinas e Ribeirão Preto, por causa do nevoeiro em São Paulo.
O processo de certificação da empresa para empregar o sistema de pouso por instrumentos (ILS) na categoria III levou quatro anos e incluiu um investimento de R$ 4,5 milhões em tecnologia e treinamento.
Veja no infográfico abaixo como o ILS Categoria III funciona:
Veja mais: UberCOPTER estreia em São Paulo