A Avianca anunciou na quinta-feira (21) a decisão de padronizar a frota de aeronaves de fuselagem larga apenas com jatos Boeing 787-8. Por conta disso, a empresa colombiana deve se desfazer de seis Airbus A330-200 ainda ativos nos próximos meses.
A companhia, que aderiu ao chamado “Chapter 11” nos EUA, e está em recuperação judicial desde o ano passado, pretende utilizar apenas o Dreamliner em suas rotas de longa distância para a América do Norte e Europa.
“Um dos objetivos estratégicos da Avianca é simplificar a frota e aumentar a eficiência; a seleção do 787-8 como o único tipo de aeronave para voos de longo curso é um passo significativo em direção a esse objetivo”, disse Rohit Philip, Diretor Financeiro da Avianca.
Esperamos manter nossas poltronas de cabine executiva, direcionadas aos clientes que viajam a negócios, enquanto reprojetamos o restante da aeronave com assentos de última geração nos próximos 18 meses”.
Atualmente, a Avianca conta com 13 jatos Boeing 787-8, dos quais oito foram adquiridos diretamente com a Boeing e cinco são arrendados. Além disso, a empresa possui um 787-9, de maior capacidade e cujo destino é incerto.
Quanto aos A330, uma aeronave foi devolvida à empresa de leasing em outubro. Das restantes, quatro estão ativas, segundo o Planespotters.
Os Boeing 787-8 da Avianca podem transportar 250 passageiros em duas classes. Eles estão sendo utilizados no momento nos voos entre Bogotá e as cidades de Miami, Nova York e Madri.