A Avianca Colômbia recebeu nesta terça-feira (10) seu primeiro jato Airbus A321neo, o maior modelo da nova família A320neo. A empresa, que vai utilizar o avião em rotas domésticas e internacionais, é a primeira da América Latina a receber a aeronave de nova geração.
O A321neo da Avianca é configurado para transportar 195 passageiros e vem impulsionado por motores CFM LEAP-1A (a Airbus também oferece os jatos da série A320neo com opção de motores Pratt & Whitney PW1100G).
A empresa colombiana é o maior cliente da nova família A320neo na América Latina. O pedido da companhia inclui 137 aeronaves, sendo 20 modelos A319neo, 100 unidades do A320neo e mais 17 exemplares do A321neo.
Há 394 pedidos por A320neos, além de 68 compromissos de compra de nove clientes na América Latina (Avianca, Avianca Brasil, Azul, Interjet, LATAM, Sky Airline, Synergy Group, VivaAerobus e Volaris). Com mais de mil aeronaves vendidas e um backlog por cerca de 450 unidades, quase 650 jatos Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe.
Entrega com missão humanitária
Usando o voo de entrega proveniente de Hamburgo, a ONG alemã humedica, a Cruz Vermelha colombiana e a Airbus Foundation coordenaram um voo humanitário com destino a Bogotá, Colômbia. A aeronave trouxe a bordo uma tonelada de roupas, sapatos e materiais escolares. Os produtos serão entregues à Cruz Vermelha colombiana, que os distribuirá a crianças carentes vítimas das chuvas e dos deslizamentos de terra que assolaram o país recentemente.
Veja mais: Airbus prepara A321 com super capacidade de passageiros