Um dos mais arrojados projetos de aeronave sustentável atualmente em desenvolvimento, o bimotor 100% elétrico Alice realizou seu voo inaugural nesta terça-feira, 27, no Aeroporto Internacional Grant County em Moses Lake, EUA.
A aeronave da Eviation decolou pouco depois das 7h (horário local) e deu duas voltas por cima do aeroporto em cerca de 10 minutos até voltar a pousar no mesmo local.
O voo bem sucedido é um alívio para a startup, que viu seu projeto atrasar e perder alguns executivos tempos atrás. O Alice é um avião de linhas esguias, com motores elétricos da MagniX instalados na cauda.
Ele é capaz de transportar até nove passageiros ou 1.134 kg de carga por distâncias de até 815 km. A aeronave depende apenas das baterias internas para realizar seu voo, que pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 463 km/h. Além disso, o Alice é capaz de gerar até 30% menos ruído que aviões com motores a combustão.
Today, our all-electric Alice aircraft electrified the skies and embarked on an unforgettable world’s first flight. See Alice make history in the video clip below. We’re honored to celebrate this groundbreaking leap towards a more #sustainable future.#electricaviation pic.twitter.com/Q9dFoTPyiB
— Eviation Aircraft (@EviationAero) September 27, 2022
Aeronaves 100% elétricas estão em desenvolvimento em várias partes do mundo, como no Canadá onde a empresa Harbour Air adaptou um De Havilland Beaver para voar com um motor a bateria também fornecido pela MagniX.
No entanto, a iniciativa da Eviation parece mais sólida, com um projeto desenhado desde o princípio para usar apenas eletricidade como fonte de energia.
A cliente lançadora do Alice é a Cape Air, que possui uma carta de intenção para 75 aeronaves.