Avião 100% elétrico Alice faz primeiro voo

Aeronave da startup Eviation decolou do Aeroporto Internacional Grant County em Moses Lake, nos EUA, nesta terça-feira
O protótipo do Alice voou pela primeira vez em setembro de 2022
O protótipo do Alice voou pela primeira vez em setembro de 2022 (Divulgação)

Um dos mais arrojados projetos de aeronave sustentável atualmente em desenvolvimento, o bimotor 100% elétrico Alice realizou seu voo inaugural nesta terça-feira, 27, no Aeroporto Internacional Grant County em Moses Lake, EUA.

A aeronave da Eviation decolou pouco depois das 7h (horário local) e deu duas voltas por cima do aeroporto em cerca de 10 minutos até voltar a pousar no mesmo local.

O voo bem sucedido é um alívio para a startup, que viu seu projeto atrasar e perder alguns executivos tempos atrás. O Alice é um avião de linhas esguias, com motores elétricos da MagniX instalados na cauda.

Ele é capaz de transportar até nove passageiros ou 1.134 kg de carga por distâncias de até 815 km. A aeronave depende apenas das baterias internas para realizar seu voo, que pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 463 km/h. Além disso, o Alice é capaz de gerar até 30% menos ruído que aviões com motores a combustão.

Aeronaves 100% elétricas estão em desenvolvimento em várias partes do mundo, como no Canadá onde a empresa Harbour Air adaptou um De Havilland Beaver para voar com um motor a bateria também fornecido pela MagniX.

No entanto, a iniciativa da Eviation parece mais sólida, com um projeto desenhado desde o princípio para usar apenas eletricidade como fonte de energia.

A cliente lançadora do Alice é a Cape Air, que possui uma carta de intenção para 75 aeronaves.

Aeronave elétrica pode levar ate 9 passageiros (Eviation)

Total
0
Shares
Previous Post

Centésimo cargueiro Boeing 737-800 BCF é entregue à Gol

Next Post

Gigantes An-124 da Antonov Airlines intensificam voos de carga pelo mundo

Related Posts
Total
0
Share