Avião agrícola de guerra começará a voar com a USAF em outubro

Sky Warden, da Air Tractor, venceu a concorrência Armed Overwatch da força aérea dos EUA
AT-802U SkyWarden é um avião agrícola adaptado para uso militar (Divulgação)

O Comando de Operações Especiais (SOCOM) dos Estados Unidos, divisão da força aérea do país (USAF) que atua em cenários de guerra irregular, informou que receberá as primeiras aeronaves Sky Warden a partir de outubro deste ano.

Vencedor do programa Armed Overwatch do SOCOM no ano passado, o Sky Warden é uma versão militar do avião de pulverização agrícola AT-802 da Air Tractor modificado em parceria com a L3 Harris.

A concorrência ainda teve a participação do AT-6E Wolverine (baseado no treinador T-6 Texan, este uma versão do suíço PC-9), da Textron, além do MC-208 Guardian (um Cessna Caravan militar) e o MC-145B Wily Coyote, uma adaptação do PZL M28 feita pela Sierra Nevada – que é parceira da Embraer mas decidiu não participar com o A-29 Super Tucano.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O SOCOM planeja adquirir 75 exemplares do Sky Warden para missões de vigilância, apoio aéreo aproximado e ataque de precisão. De acordo com L3 Harris, a versão militar do AT-802 tem “a maior capacidade de carga útil de qualquer aeronave com motor a turbina”.

O Sky Warden conta com 10 pontos para fixação de armamentos e sensores (Divulgação)

Super Tucano de fora

O programa Armed Overwatch acabou não sendo uma oportunidade para o A-29 Super Tucano, embora a aeronave brasileira seja conhecida pelas boas características em missões de apoio aéreo aproximado, como foi comprovado no Afeganistão.

A Sierra Nevada, parceira da Embraer nos EUA, acabou oferecendo o MC-145B na concorrência, que possui uma configuração mais versátil.

O Super Tucano é finalizado nos EUA pela Sierra Nevada (Embraer)

O turboélice A-29, no entanto, está participando de outro programa, o OA-X, juntamente com o AT-6E, porém, a Força Aérea dos EUA postergou indefinidamente qualquer decisão a respeito.

Total
0
Shares
Previous Post

Fokker pode voltar em 2035 com jato a hidrogênio

Next Post

Renovação de frotas na Ásia-Pacífico abre oportunidades para o Embraer E2

Related Posts
Total
0
Share