Avião agrícola Embraer Ipanema alcança 1.500 unidades entregues

Produto mais longevo da Embraer, avião agrícola Ipanema estreou no mercado em 1973
Ipanema número 1.500: avião agrícola da Embraer chegou ao mercado em 1973 (Embraer)

Aeronave produzida em série pela Embraer desde 1973, o avião agrícola Ipanema alcançou a marca de 1.500 unidades entregues, informou a fabricante nesta terça-feira (17). O modelo em questão, um EMB-203 com pintura comemorativa, foi entregue a Agropecuária Bela Vista, de Vilhena (RO).

Proprietária do empreendimento agrícola, a pecuarista Carla de Freitas, que também é uma das fundadoras do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e integrante do comitê de conteúdo do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, participou da cerimônia de entrega do 1.500º Ipanema na fábrica na Embraer em Botucatu (SP).

“É uma honra receber o Ipanema número 1.500 de uma empresa genuinamente nacional como a Embraer, que desenvolve tecnologias para melhorar técnicas de produção da agricultura brasileira. A Embraer é uma companhia que demonstra seu compromisso com a agenda tecnológica, agrícola e ambiental do Brasil, com uma aeronave movida 100% a etanol”, disse a pecuarista.

Celebração em grande momento

A entrega do Ipanema número 1.500 aconteceu em durante um grande momento do avião agrícola da Embraer no mercado agrícola, que tem retomado o ritmo de investimentos nos últimos dois anos. Nos primeiros cinco meses de 2022, a fabricante registrou 39 pedidos pela aeronave, um volume 22% maior que o registrado no mesmo período no ano passado.

Pecuarista Carla de Freitas, proprietária da Agropeciária Bela Vista, foi quem recebeu o Ipanema número 1.500 (Embraer)

No ano passado, a divisão de aviação agrícola da Embraer entregou 42 exemplares do Ipanema, um aumento de 90% em relação ao desempenho de 2020.

“Diante do desempenho favorável do agronegócio, os clientes têm antecipado a demanda para safras futuras e estamos bastante satisfeitos com os crescentes resultados obtidos e entusiasmados com as projeções para 2023”, disse Sany Onofre, head de aviação agrícola da Embraer.

75 anos de aviação agrícola no Brasil

A aviação agrícola foi inventada pelo agente florestal alemão Alfred Zimmermann em 1911, embora sua aplicação comercial tenha acontecido somente em 2021, nos Estados Unidos. Nesse tempo, os inseticidas eram lançados manualmente do avião por um segundo tripulante. Já no Brasil, o primeiro uso dessa técnica foi registrado em 1947, em fazendas de Pelotas (RS) que sofriam com ataques de gafanhotos.

A profissionalização da aviação agrícola no Brasil foi iniciada em 1967, quando foi formada a primeira turma de pilotos agrícolas, na Fazenda Ipanema, em Sorocaba (SP) – daí que vem o nome do avião agrícola da Embraer.

O Ipanema voou pela primeira vez em 1970 (Centro Histórico Embraer)
O Ipanema voou pela primeira vez em 1970 (Centro Histórico Embraer)

O desenvolvimento do Ipanema começou em 1968. O projeto nasceu no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), e logo em seguida foi assumido pela Embraer, criada em 1969, e as primeiras unidades do avião foram entregues em 1973.

Hoje a aeronave está na quinta geração, com destaque para a versão EMB 203 lançada em 2005, que foi o primeiro avião do com motor movido a etanol certificado no mundo.

De acordo com a fabricante, as culturas que mais utilizam aviões pulverizadores no Brasil são as de algodão, cana de açúcar, soja e milho. Já as regiões do país com maior demanda por aeronaves desse tipo são, pela ordem, o Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.

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