Avião anfíbio chinês AG600 completa primeiro voo no mar

Aeronave produzida pelo grupo estatal AVIC é a maior do mundo na categoria anfíbia
Estágio final do projeto: primeiros AG600 operacionais devem ser entregues em 2022, diz a AVIC (Xinhua)

O novo avião anfíbio chinês AVIC AG600 “Kunlong” realizou nesse domingo, 26, seu primeiro pouso e decolagem no mar. As provas aconteceram no litoral de Qingdao, na província de Shandong, no leste da China.

O avanço do AG600 para as provas marítimas é um importante marco no projeto e vai de encontro com as ambições do governo chinês de aumentar sua presença militar no Oceano Pacífico. O “barco voador” da AVIC será um valioso instrumento para vigiar a faixa litorânea e abastecer as ilhas artificiais do país construídas no mar do Sul da China.

Segundo a fabricante, a aeronave deve ser concluída e certificada pela agência de aviação civil da China em 2021 e as primeiras unidades serão entregues em 2022. O avião anfíbio tem 17 pedidos até o momento, todos de agências governamentais chinesas, incluindo a guarda costeira, apontada como o possível operador de lançamento do AG600.

Um dos maiores aviões projetados na China, o AG600 voou pela primeira vez em 24 de outubro de 2017, mas de um aeroporto. No ano seguinte, em 24 de outubro, o avião fez sua primeira decolagem na água, em uma represa no norte da China. O desenvolvimento da aeronave é liderado pela CAIGA (China Aviation Industry General Aircraft), divisão do grupo estatal AVIC.

Primeiro pouso no mar: o AG600 é uma peça importante peça na expansão marítima da China (Xinhua)

Maior avião anfíbio do mundo

Medindo 37 metros de comprimento por 38,8 m de envergadura, o AG600 é quase do mesmo tamanho de um jato comercial Boeing 737-700. De acordo com a AVIC, o avião tem peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas, impulsionado por quatro motores turboélice russos Ivchenko WJ-16, fabricados sob licença na China pela Dongan (divisão de motores da AVIC).

AVIC informa que a aeronave é projetada para ter autonomia de 4.500 km ou de 12 horas de voo, em velocidade de cruzeiro de 570 km/h, com capacidade para cerca de 50 passageiros ou 12 toneladas de carga.

A parte inferior da fuselagem do AG600 é como o casco de um barco (Xinhua)
A parte inferior da fuselagem do AG600 é como o casco de um barco (Xinhua)

Com todo esse desempenho e medidas avantajadas, o AG600 será o maior avião anfíbio produzido no mundo. Outros raros aviões nessa categoria são o russo Beriev B-200, com motores a jato, e o turboélice japonês ShinMaywa US-2, que logo serão superados pelo novo gigante chinês.

Veja mais: Embraer inicia testes de “táxi voador” em simulador de voo

 

 

 

 

 

Total
0
Shares
1 comments
  1. Fui uma das poucas pessoas no mundo a voar num aerobarco. Em 1971 fui de Belém até Santarém (pa) em um Catalina PBY ds Fab. A mais linda viagem aérea que fiz, com 3 pousos em rios e chegada a Santarém no aeroporto, em terra, pois o Catalina é anfibio.

Comments are closed.

Previous Post
Boeing 777X

Boeing deve anunciar nesta semana que estreia do 777X atrasará

Next Post

Companhia aérea da Índia recebe raro A321neo com cabine executiva

Related Posts
Total
0
Share