O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), receberá um ilustre visitante em julho. Conforme apurou o AIRWAY, o cargueiro BelugaST da Airbus passará pelo terminal aéreo no interior de São Paulo nas próximas semanas para descarregar uma entrega. Está será a primeira visita da exótica aeronave ao Brasil.
A Airbus também deve aproveitar a ocasião para promover a Airbus Beluga Transport, companhia aérea cargueira criada pelo grupo aeroespacial europeu em janeiro deste ano.
A nova divisão de carga deu sobrevida aos cinco exemplares do BelugaST, baseado no jato comercial A300-600, que eram até pouco tempo a base do sistema de transporte entre as instalações da Airbus, levando grandes peças para as linhas de montagem final de seus aviões. Esse trabalho hoje é realizado pelo BelugaXL, uma variante do A330-200.
Super-transportador
A primeira geração do Beluga está em operação com a Airbus desde 1995. A aeronave com fuselagem superdimensionada e uma grande porta frontal foi projetada principalmente para transportar grandes sessões de fuselagem e asas. Segundo o fabricante, o modelo comporta até 47 toneladas de carga e tem autonomia máxima de 4.632 km (com uma carga de 26 toneladas).
O avião baseado no A300 foi o substituto da frota de Super Guppy, cargueiro quadrimotor turboélice desenvolvido pela Boeing na década de 1960 e que foi uma peça fundamental no processo logístico nos primeiros anos de atividade da Airbus.