O avião da Royal Air Force (RAF) que transportava o caixão da rainha Elizabeth II de Edimburgo para Londres na terça-feira (13) se tornou o mais rastreado de todos os tempos no Flightradar24.
De acordo com o popular site de rastreamento de aviões em tempo real, cerca de cinco milhões de pessoas acompanharam o voo do Boeing C-17A Globemaster III, matrícula ZZ177, sendo 4,79 milhões por meio do site ou aplicativo móvel e mais 296 mil pelo canal do YouTube.
No primeiro minuto de transmissão, cerca de 6 milhões de pessoas tentaram acessar as informações do último voo da rainha Elizabeth II, que morreu na semana passada, no castelo de Balmoral, na Escócia.
O pico de usuários tornou o site instável e muitas pessoas não conseguiram acompanhar o avião da RAF que decolou de Edimburgo às 17h42 e aterrisou na base aérea de Northolt, a cerca de 10 quilômetros do aeroporto de Heathrow, às 18h54.
O recorde anterior tinha sido estabelecido no mês passado, quando a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, voou a Taiwan em meio a atritos com a China. A viagem de Pelosi foi rastreada por cerca de 2,2 milhões de pessoas.