Uma aeronave C-95CM (versão militar do Embraer EMB-110 Bandeirante) da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiu com um pássaro na manhã desta quarta-feira (10) no Rio de Janeiro (RJ). O avião é operado pelo 3º ETA (Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo), que fica instalado na base aérea do Galeão, na Ilha do Governador.
O choque com a ave destruiu parte do para-brisa da aeronave, mas segundo informações do 3º ETA nenhum dos tripulantes a bordo se feriu. Apesar do dano, o C-95 conseguiu voltar para a base sem maiores problemas.
O C-95 está na frota da FAB desde a década de 1970, que o utiliza no transporte de cargas ou de tropas, podendo carregar até 12 soldados armados. A força aérea possui cerca de 80 aeronaves desse tipo, que servem em esquadrões por todo o país.
Outra versão militar do Bandeirante é o P-95, também conhecido como Bandeirulha. Esse avião é equipado com radar de busca marítima e atua em missões de vigilância no mar, em busca de embarcações ilegais ou atuando em resgates de náufragos.
Malditos drones!!