A ousada aposta do grupo Air France-KLM em transformar o aeroporto de Fortaleza num hub internacional para a região Nordeste está perto de virar realidade. No dia 3 de maio partirá o primeiro voo entre a capital cearense e Paris, na França. Na mesma semana, a KLM dará início a ligação com Amsterdã, na Holanda. Os dois voos em conjunto terão cinco frequências semanais que serão ampliadas para seis a partir de 31 de outubro.
A novidade é que a companhia aérea Joon, criada pela Air France para ser um braço voltado para um público mais jovem, será a operadora dos voos para Paris e nesta semana o primeiro dos aviões que serão usados na rota foi fotografado na França.
Trata-se de um Airbus A340-300, introduzido pelo fabricante europeu no início dos anos 90 e que foi cedido pela própria Air France. Ele será configurado para transportar 278 passageiros com 30 assentos na executiva, 21 na econômica “premium” e 227 na econômica regular.
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Segundo a Air France, “a operação da Joon no Brasil é totalmente liderada pela Air France, sua ‘irmã mais velha’. Toda a identidade visual nas campanhas de tarifas, como por exemplo em aeroportos, conta com a marca Air France. A longo prazo, a Joon contará com 28 aeronaves. Serão sete unidades dedicadas à média-distância, do modelo A320, e quatro unidades de longa-distância, do modelo A340. No entanto, há o objetivo de se atingir 18 aeronaves de média-distância e mais 10 aeronaves de longa distância, do modelo A350”, diz nota enviada ao Airway.
Já a KLM voará com suas próprias aeronaves, no caso o A330-200, em dias alternados ao da Joon. Para viabilizar a demanda dos voos que operarão em Fortaleza, a Air France-KLM fechou uma parceria com a companhia Gol que disponibilizará uma malha aérea alimentadora partindo de aeroportos da região.
Veja também: Royal Air Maroc planeja voo entre Fortaleza e Casablanca
Ricardo, o A340 de maior capacidade é o -600 (belíssima aeronave, por sinal), não o -300
Bem lembrado, Julio, e ainda esqueci da versão -500, também maior que o -300. Obrigado pelo aviso, vou corrigir.
Fortaleza há tempos já é um “hub”. Os usuários de voos originados de Fortaleza para a Europa são severamente revistados pelo serviço de emigração que utilizam até alta tecnologia laboratorial para identificar resíduos de substâncias ilegais.
Que nosso HUB seja um sucesso, mas a burocracia tem que deixar a Fraport começar a grande ampliação do Fortaleza Airport