Tecnologia que no futuro pode acabar com a dependência da aviação por combustíveis fósseis, o motor elétrico a hidrogênio ZA600 da ZeroAvia completou recentemente a campanha de provas inicial de 10 voos. O sistema desenvolvido pela startup multinacional é testado no Reino Unido com uma plataforma aérea baseada no bimotor alemão Dornier D228.
A ZeroAvia informou que, ao longo dos últimos seis meses, testou a aeronave equipada com um motor ZA600 (e outro turboélice convencional) em diferentes situações. Nesse período, o demonstrador alcançou 5.000 pés (1.524 metros) de altitude e realizou testes de resistência em temperaturas ambientes pouco acima de 0° Celsius até quase 30° C.
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Em todas as fases de testes, a geração de energia por células de hidrogênio e o sistema de propulsão elétrica “tiveram um desempenho igual ou superior as expectativas”, de acordo com a startup. Esses dois itens são os principais elementos do motor que não emite poluentes projetado pela ZeroAvia.
“As tecnologias de voo de emissão zero estão passando da promessa para a entrega e nossa incrível equipe está liderando o caminho com este programa de testes”, disse Val Miftakhov, diretor executivo da ZeroAvia.
“Não precisamos impor aos passageiros escolhas pouco atraentes de pagar mais ou voar menos para oferecer viagens aéreas com consciência climática”, acrescentou o executivo, afirmando que a indústria poderia adotar o hidrogênio para reduzir rapidamente as emissões.
O programa de testes de 10 voos faz parte do Projeto HyFlyer II, que é parcialmente financiado pelo governo do Reino Unido por meio do Aerospace Technology Institute. O voo inaugural do demonstrador foi realizado em janeiro deste ano, após a ZeroAvia receber a aprovação da Administração de Aviação Civil do Reino Unido para decolar com o D228 adaptado.
Como funciona?
Os motores da ZeroAvia usam as chamadas células de hidrogênio para gerar eletricidade a partir de um processo químico, que aciona motores elétricos para girar as hélices. Sistemas elétricos desse tipo tem como “emissão” apenas vapor d’água e em temperaturas que permitem o gerenciamento do impacto do rastro.