O avião 100% elétrico Alice está prestes de realizar seu voo inaugural. A aeronave desenvolvida pela startup Eviation fez um teste de taxiamento em alta velocidade na segunda-feira, 18, último passo antes da decolagem.
A companhia divulgou um vídeo do teste em que a aeronave chega a rotacionar antes de ‘abortar’ a possível decolagem. Os ensaios de voo do Alice estão sendo realizados no Aeroporto Grant County International, em Moses Lake, onde outras fabricantes como a Boeing também fazem uso de suas enormes pistas, uma delas com 4.000 metros.
Orignalmente, o Alice voaria a partir da sede da empresa em Seattle, no norte de Washington, mas depois de finalizar os testes de solo, ela decidiu realocar a aeronave para o centro em Moses Lake, mais preparado para esse tipo de atividade.
Yesterday’s high speed taxi rotation test…nailed it. Up next: First Flight. pic.twitter.com/x5vh16iHuV
— Eviation Aircraft (@EviationAero) September 19, 2022
Versão cargueira
Embora o cronograma do avião elétrico esteja atrasado, o projeto da Eviation é um dos mais promissores no segmento de aviação sustentável.
Com dois motores elétricos instalados na cauda e capacidade para até nove passageiros, o Alice promete um alcance de 815 km (440 milhas náuticas) e uma velocidade de cruzeiro de 463 km/h (250 nós) – a carga paga é de 1.134 kg (2.500 kg).
Uma versão cargueira, Alice eCargo, também faz parte do portfólio e foi encomendada pela DHL e pela Deutsche Post, da Alemanha. O primeiro cliente do Alice será a Cape Air, companhia aérea regional que assinou uma carta de intenção para 75 aeronaves elétricas.
Não há uma previsão clara sobre a entrada em serviço, mas em ocasiões anteriores a Evation chegou a citar o ano de 2024. Tudo dependerá do andamento dos voos de certificação, acompanhados pela FAA, a agência de aviação civil dos EUA.