Avião elétrico projetado pela Diamond Aircraft, o eDA40 fez seu primeiro voo no último dia 20 de julho, no espaço aéreo de Wiener Neustadt, na Áustria, onde fica a sede do fabricante, que divulgou o marco ontem (26).
Baseado no monomotor a pistão DA40, o eDA40 é a primeira aeronave totalmente elétrica da Diamond, que já tem experiência em projetos de aviões com motorização híbrida. O fabricante indica que seu novo avião com autonomia para 90 minutos de voo é direcionado principalmente ao treinamento de pilotos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A aeronave teve um desempenho excelente durante seu voo inaugural e não apenas atendeu, mas superou todas as nossas expectativas”, disse Liqun Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria. “Estamos ansiosos para oferecer uma aeronave sustentável excepcional para o mercado de treinamento de voo do amanhã.”
O novo avião da Diamond é impulsionado pelo um motor elétrico ENGINEUS da francesa Safran Electrical & Power. A aeronave também conta com um sistema de carregamento rápido das baterias fornecido pela Electric Power Systems, dos Estados Unidos.
“É a primeira vez que nossos motores elétricos ENGINEUS e o sistema de proteção elétrica voarão em uma aeronave totalmente elétrica. Participar da eletrificação do DA40, uma aeronave comprovada e um best-seller, tem sido um desafio técnico emocionante. Recentemente, obtivemos a Aprovação da Organização de Projeto da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para o nosso motor elétrico ENGINeUS 100 e estamos atualmente na reta final para obter sua certificação final”, disse Bruno Bellanger, vice-presidente e gerente geral da divisão de energia da Safran Electrical & Power.
Nathan Millecam, CEO da Electric Power Systems também celebrou o marco do voo inaugural do eDA40. “O voo é o culminar de anos de determinação, inovação e trabalho árduo. O projeto eDA40 inaugura uma nova era de propulsão elétrica que resolve um problema imediato de maneira econômica e sustentável.”
Segundo a Diamond, o eDA40 será a primeira aeronave elétrica certificada pela EASA e o FAA, as autoridades de aviação da Europa e dos Estados Unidos, pela ordem. O modelo será homologado de acordo com o parâmetros da Parte 23 dos regulamentos aeronáuticos das duas entidades. Equivalente ao RBAC 23 da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, essa certificação atesta a aeronavegabilidade da aeronave para uso utilitário e comercial, entre outras atividades.
O eDA40 está programado para ser apresentado ao público na feira de aviação AERO Friedrichshafen, na Alemanha, em 2024.