O aguardado programa Quesst (Quiet SuperSonic Technology ou Tecnologia Supersônica Silenciosa) da NASA, que estudará tecnologias para reduzir o ruído causado pela quebra da barreira do som, teve a apresentação do protótipo X-59 marcada para 12 de janeiro de 2024.
Desenvolvido pela Lockheed Martin, o jato experimental deverá voar em algum momento do ano que vem, espera a agência governamental.
A missão, como a NASA chama o programa, teve início em meados da década passada, quando a Lockheed foi contratada para desenvolver um projeto preliminar que utilizasse conceitos capazes de reduzir ou eliminar o ‘boom’ supersônico.
O ruído causado pelo voo acima da velocidade do som é um dos grandes desafios para que aeronaves civis possam entrar em operação, já que a poluição sonora terá de ser evitada para que governos possam aprovar seu uso.
A montagem do protótipo do X-59 teve início em 2018 nas instalação da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia. O primeiro voo era esperado para 2023, mas em outubro a agência decidiu ajustar o cronograma e postergar a decolagem inaugural.
O X-59 é uma aeronave que lembra um caça de combate, e não por acaso utiliza alguns componentes de outras aeronaves como o trem de pouso do F-16 e o sistema de suporte de vida do F-15.
Ele possui um longo comprimento de 29 metros, graças ao enorme nariz que, somado ao formato de cintura da fuselagem, teriam a capacidade de “suavizar” o boom supersônico.
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A aeronave possui canards, estabilizadores verticais e horizontais e asas bastante curtas, além da ausência de para-brisas na cabine do piloto. Ele se guia para a frente por meio de uma câmera. Além disso, a Lockheed Martin equipou o x-59 com um motor General Electric F414, usado em caças como o F/A-18.
Espera-se que o aprendizado com o programa Quesst possa ser absorvido por projetos de aeronaves civis supersônicas no futuro e assim tornar os voos mais velozes uma realidade para o cidadão comum.