O projeto do avião comercial híbrido M80, da startup Maeve, contará com uma ajuda importante da MHIRJ, empresa que faz parte da Mitsubishi Heavy Industries.
As duas empresas fecharam um acordo no qual a MHIRJ dará suporte de engenharia e consultoria no mercado regional para sua parceira holandesa.
Sediada em Montreal, no Canadá, a MHIRJ foi criada pela Mitsubishi para providenciar suporte para enorme frota de jatos CRJ, produzidos pela Bombardier, ex-rival da Embraer.
O grupo japonês adquiriu os direitos do portfólio de aviões regionais canadenses em 2020, mas não manteve a linha de montagem em operação.
Desempenho próximo ao de um jato regional
O M80 será uma aeronave com propulsão híbrido elétrica com capacidade para 80 passageiros e autonomia de voo de 1.480 km.
Equipado com dois motores, o avião da Maeve voará em velocidades de até Mach 0,725 e numa altitude de 35.000 pés, uma performance mais similar a jatos que turboélices.
“Estamos nos unindo aos melhores da aviação regional para trazer uma aeronave ao mercado que atenda às necessidades únicas das redes regionais ao redor do mundo”, disse Martin Nuesseler, Diretor de Tecnologia da Maeve.
“Estou impressionado com a paixão genuína da MHIRJ em apoiar projetos inovadores que farão uma verdadeira diferença para o futuro da aviação regional”, acrescentou o CEO da Maeve, Jan-Willem Heinen.
Além de mais sustentável, o M80 promete um custo por assento 20% menos que turboélices do mesmo porte.
A Maeve apresentou o M80 há pouco menos de um ano após mudar seu projeto inicial, que previa um avião elétrico a bateria de 44 assentos e alcance pequeno.