O A321XLR, jato de fuselagem estreita de ultra longo alcance da Airbus, deverá fazer seu voo de “estreia” em 14 de novembro, segundo dados do site da Iberia.
A empresa aérea espanhola, que será a primeira cliente da aeronave, programou o voo IB 347 entre Madri e Boston nesse dia – inicialmente ele fará de três a quatro frequências semanais, segundo o Aeroroutes.
A Iberia deverá receber o primeiro A321XLR no terceiro trimestre. A aeronave está na reta final de certificação de tipo pela EASA, a agência de aviação civil europeia e deverá ser aprovada para voos comerciais em breve.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O A321XLR da Iberia será configurado com apenas 182 assentos embora possa transportar até 244 passageiros. Serão 14 assentos na classe Business (fileiras com 1+1 assentos) e 168 na econômica.
O segundo destino do A321XLR da Iberia será Washington (Dulles), também a partir de Madri (Barajs). O voo a ser realizado seis vezes por semana está sendo vendido a partir de 15 de janeiro de 2025.
Voos de familiarização antes de novembro
A autonomia de 8.700 km da aeronave permitirá que ela substitua widebodies em rotas transoceânicas com consumo 30% inferior de combustível.
A distância da capital da Espanha e Boston é de cerca de 5.500 km enquanto Madri e Washington estão separadas por pouco mais de 6.000 km.
Portanto, ambos os destinos estão tranquilamente dentro do alcance do A321XLR, que certamente oferecerá um custo de operação bem inferior a outras aeronaves da Iberia.
A despeito da estreia em voos de longa distância estar marcada para Boston em novembro, a Iberia colocará o A321XLR em rotas de média distância em primeiro lugar, para familiarização de tripulantes e pessoal de terra.
A companhia aérea espanhola, pertencente ao Grupo IAG, deverá ter oito A321XLR em sua frota, de uma encomenda geral de 14 aeronaves – outros seis jatos irão para a Aer Lingus.