Jatos executivos ou monomotores privados seguem uma fórmula de design que funciona muito bem, mas fazem todos os aviões ficarem parecidos. Uma nova aeronave, no entanto, veio para quebrar o gelo na aviação civil, o excêntrico Cobalt Co50 Valkyrie.
Com um formato que lembra o de um caça, com direito a uma cabine toda envidraçada, o Valkyrie é obra do engenheiro aeronáutico francês David Loury, que também é o fundador da Cobalt Aircraft, fabricante baseada em San Francisco, nos Estados Unidos.
O primeiro protótipo do avião voou em janeiro de 2015 e desde então a fabricante já acumulou mais de US$ 50 milhões em pedidos, algo em torno de 25 aeronaves. Segundo a Cobalt Aircraft, a primeira entrega deve acontecer ainda neste ano, nos EUA.
O Valkyrie também está à venda no Brasil, por meio da Toys for Boys, importadora que também traz para o país automóveis e barcos de luxo. Por aqui, como explicou Fábio Amaja, diretor da empresa, ao Airway, a aeronave pode ser adquirida por preços que variam de US$ 765.000,00 (cerca de R$ 2,4 milhões) a US$ 835.000,00 (R$ 2,6 milhões) “com todos os impostos pagos”.
De acordo com Amaja, a variação no preço se deve a inclusão de itens opcionais, como ar condicionado e paraquedas de emergência, sistema conhecido nos aviões da Cirrus, que pode ser acionado no caso de alguma adversidade e trazer o avião de volta ao solo em segurança.
Mais rápido da categoria
O visual invocado do Valkyrie também reflete em seu desempenho. O modelo é o monomotor a pistão mais rápido do mundo nessa categoria, capaz de voar a velocidade máxima de 465 km/h. De acordo com dados da Cobalt Aircraft, a autonomia da aeronave é de 2.130 km, o suficiente para ir de São Paulo a Salvador com sobras.
A aeronave é impulsionada por um motor turbo a gasolina de 350 hp na configuração “pusher”, montado na parte traseira da fuselagem e com a hélice virada para trás, concepção pouco comum na aviação – o exemplo mais conhecido desse tipo é o avião executivo Piaggio P180 Avanti.
Outros elementos diferentes da aeronave é a cauda com estabilizadores em formato “V” e os “canards” na parte frontal, pequenas asas que ajudam na estabilização do voo e atuam como “elevators”, superfície de controle que faz o avião subir ou descer.
“O público que almeja um produto como esse são apaixonados por aviação, inovação e velocidade”, aposta o diretor da Toys for Boys, sobre os interessados no Valkyrie no Brasil. “Já estamos em contato com alguns clientes e devemos ter a primeira unidade do país em breve.”
A cabine de comando do monomotor também é das mais avançadas. Todos os instrumentos de voo são reunidos em telas digitais que podem ser controladas pelo toque e o comando da aeronave é por sidesticks. Já a fuselagem e as asas, de acordo com o fabricante, são fabricadas principalmente com materiais compostos, como fibra de carbono, o que faz o avião ser resistente e leve. Valkyrie (carregado de combustível e passageiros) pesa apenas 1.550 kg.
Avião em evolução
O Valkyrie é oferecido inicialmente como avião experimental, segmento da aviação que não exige certificações de órgãos aeronáuticos. Por conta dessa característica, a aeronave pode ser vendida na forma de kits e podem ser montadas pelos próprios donos. A contrapartida são algumas limitações operacionais, como a proibição de voos sobre regiões densamente povoadas.
A fabricante, porém, quer avançar essa fase e trabalha atualmente para homologar a aeronave com o FAA, o órgão que regula a aviação civil nos EUA. Esse processo, que exige uma série de testes de desempenho e validações de segurança, deve ser finalizado em 2018.
A importadora do Valkyrie no Brasil também oferece o modelo na classificação experimental, mas em breve também planeja certificá-lo para o mercado brasileiro, processo que é realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
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Bela e versátil aeronave!
O alcance é de 2130 Km. A autonomia está baseada no tempo em que se pode voar e o alcance no espaço.
Super máquina!
Como vc pode fazer uma reportagem e nãaao falar quantas pessoas carrega…muito ruim mesmo.