Avião supersônico XB-1 rompe a barreira do som pela primeira vez

Trijato Boom Supersonic atingiu Mach 1,122 em voo na manhã desta terça-feira, 28, no deserto de Mojave, na Califórnia
O protótipo XB-1 mais rápido que o som pela primeira vez
O protótipo XB-1 mais rápido que o som pela primeira vez (Boom)

E finalmente o avião XB-1 tornou-se supersônico. A aeronave de testes com três motores da Boom Supersonic rompeu a barreira do som em um voo na manhã desta terça-feira, 28, sobre o Deserto de Mojave, na Califórnia.

Foi o 12º voo desde a decolagem inaugural em março de 2024 e a primeira vez na história que uma aeronave civil dos EUA tornou-se supersônica.

O XB-1 decolou por volta de 8h20 acompanhado por aeronaves Mirage F1 e T-38 Talon e, após 11 minutos e 35 segundos em voo, acelerou para superar a barreira do som a uma altitude de 35.100 pés (10.700 metros).

Jato usa três motores para atingir a velocidade do som

A aeronave ainda chegou a voar a Mach 1,122 até reduzir a velocidade e retornar à Mojave após 33 minutos e 48 segundos no ar.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou”, disse o CEO da Boom, Blake Scholl.

O fundador da empresa almeja colocar no mercado o primeiro avião supersônico comercial desde a aposentadoria do Concorde há mais de 20 anos.

O Overture poderá transportar até 80 passageiros a velocidades de Mach 1.7, só permitidas sobre oceanos.

YouTube video

Demonstrador é diferente do avião Overture

A construção do XB-1 foi lenta e passou por uma situação curiosa. Durante o desenvolvimento, a Boom reviu a configuração do Overture, abandonando um conceito semelhante por um projeto com quatro motores e asas e fuselagem diferentes.

A Boom, por seu lado, disse que o XB-1 será importante para validar tecnologias-chave como o sistema de visão realista aumentada, a aerodinâmica digitalmente otimitizada, os compósitos de fibra de carbono da estrutura e as entradas de ar supersônicas dos motores.

O Overture é projetado para voar a Mach 1.7 com até 80 passageiros (Boom)

O Overture e o XB-1 também diferem na propulsão. O pequeno protótipo usa três antigos turbojatos GE J-85 enquanto a aeronave de passageiros será equipada com inéditos turbofans Symphony, em desenvolvimento pela Boom e seus parceiros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O protótipo do eVTOL com o motor pusher acionado pela primeira vez

‘Carro voador’ da Embraer aciona motor pela primeira vez

Related Posts