A GAMA (General Aviation Manufacturer Association), associação dos fabricantes da aviação geral, divulgou nesta quarta-feira, 19, o balanço final de entregas de aeronaves leves e executivas de 2024.
Entre os jatos executivos houve um repeteco de 2023: o Cirrus SF-50, um jato executivo leve monomotor, voltou a registrar o maior número de entregas, com 101 aeronaves enviadas a seus clientes, cinco a mais do que no ano anterior.
Também conhecido como VisionJet, o modelo tem preço mais em conta e traz como diferencial o sistema de paraquedas de emergência em caso de pane, também presente na linha de monomotores a pistão da empresa norte-americana.

Sem contar o SF-50, o brasileiro Phenom 300, da Embraer, foi o modelo mais entregue com 65 aviões, dois a mais do que no ano anterior.
A fabricante brasileira divulga o jato como o mais entregue no mundo, mas citando que ele é da categoria leve e que é equipado com dois motores.
Seu concorrente, o PC-24, da Pilatus, se aproximou em entregas ao conseguiu crescer novamente para 51 aviões, alta de 8,5%.

HondaJet em baixa
Como ocorre há tempos, algumas fabricantes não especificam modelos em seus dados, o que torna o ranking da GAMA um tanto impreciso.
A Gulfstream, por exemplo, tem toda a sua família de longo alcance citada em um único número e que inclui do G400 ao G700. Esses jatos tiveram 118 aeronaves entregues, alta de 33% em relação a 2023.
A rival, a Bombardier viu a família Global ter uma leve queda, de 75 para 73 aeronaves, mesmo total dos modelos Challenger.
Já a Cessna superou a Embraer na categoria de jatos de médio porte com o Latitude, que teve 40 envios contra 28 do Praetor 500 – mas que ampliou suas entregas em 40%. O Praetor 600, por outro lado, bateu o Longitude por 27 a 23 – em 2023 ele havia ficado atrás com 21 aviões contra 24 do concorrente.

A Cessna, que pertencente à Textron Aviation, no entanto, viu outros modelos Citation perderem espaço no ano passado como os CJ3, CJ4, M2 e Longitude.
Mas a maior decepção entre jatos executivos foi do HondaJet. A aeronave de configuração inusitada da fabricante japonesa teve apenas 11 envios aos clientes, 50% menos do que em 2023. É o pior resultado jato executivo leve desde que ele chegou ao mercado em 2015.
Na soma de todas as categorias foram entregues 764 jatos executivos em 2024, 34 a mais do que em 2023 (4,7%).
Veja o ranking da GAMA
Posição | Fabricante | Modelo | Categoria | 2024 | 2023 | Var. |
---|---|---|---|---|---|---|
1º | Cirrus | SF50 | Very Light Jet | 101 | 96 | 5,2% |
2º | Gulfstream | Gulfstream 450/650 | Large Jet | 118 | 89 | 32,6% |
3º | Bombardier | Global 5000/6000 | Large Jet | 73 | 75 | -2,7% |
4º | Bombardier | Challenger 350/650 | Super Midsize Jet | 73 | 63 | 15,9% |
5º | Embraer | Phenom 300 | Light Jet | 65 | 63 | 3,2% |
6º | Pilatus | PC-24 | Light Jet | 51 | 47 | 8,5% |
7º | Cessna | Citation Latitude | Midsize Jet | 40 | 41 | -2,4% |
8º | Dassault | Falcon | Large Jet | 31 | 26 | 19,2% |
9º | Embraer | Praetor 500 | Midsize Jet | 28 | 20 | 40,0% |
10º | Embraer | Praetor 600 | Super Midsize Jet | 27 | 21 | 28,6% |
11º | Cessna | Citation CJ4/Gen 2 | Light Jet | 26 | 31 | -16,1% |
12º | Cessna | Citaiton CJ3/CJ3+ | Light Jet | 24 | 30 | -20,0% |
13º | Cessna | Citation Longitude | Super Midsize Jet | 23 | 24 | -4,2% |
14º | Cessna | Citation M2/Gen 2 | Very Light Jet | 22 | 25 | -12,0% |
15º | Gulfstream | Gulfstream 280 | Super Midsize Jet | 18 | 22 | -18,2% |
16º | Cessna | Citation XLS/XLS+ Gen2 | Midsize Jet | 15 | 17 | -11,8% |
17º | Honda | HondaJet | Very Light Jet | 11 | 22 | -50,0% |
18º | Embraer | Phenom 100 | Very Light Jet | 10 | 11 | -9,1% |
19º | Airbus | ACJ319neo | Light Jet | 2 | 1 | 100,0% |
20º | Airbus | ACJ330-200 | Very Light Jet | 2 | 1 | 100,0% |
21º | Boeing | BBJ Max 8 | VIP Airliner | 2 | 0 | |
22º | Cessna | Citation Sovereign+ | Midsize Jet | 1 | 0 | |
23º | Airbus | ACJ320neo | VIP Airliner | 1 | 1 | 0,0% |
24º | Eclipse | Eclipse 550 | Light Jet | 0 | 2 | |
25º | Airbus | ACJ220-100 | VIP Airliner | 0 | 1 | |
Total | 764 | 730 | 4,7% |