Aviãozinho de um motor volta a ser jato executivo mais entregue do mundo

Cirrus SF-50 Vision teve 101 aeronaves entregues em 2024. Embraer Phenom 300 liderou entre os modelos bimotores
SF-50 VisionJet, o jatinho executivo mais vendido do mundo
SF-50 VisionJet, o jatinho executivo mais vendido do mundo (Cirrus)

A GAMA (General Aviation Manufacturer Association), associação dos fabricantes da aviação geral, divulgou nesta quarta-feira, 19, o balanço final de entregas de aeronaves leves e executivas de 2024.

Entre os jatos executivos houve um repeteco de 2023: o Cirrus SF-50, um jato executivo leve monomotor, voltou a registrar o maior número de entregas, com 101 aeronaves enviadas a seus clientes, cinco a mais do que no ano anterior.

Também conhecido como VisionJet, o modelo tem preço mais em conta e traz como diferencial o sistema de paraquedas de emergência em caso de pane, também presente na linha de monomotores a pistão da empresa norte-americana.

Phenom 300 (Embraer)

Sem contar o SF-50, o brasileiro Phenom 300, da Embraer, foi o modelo mais entregue com 65 aviões, dois a mais do que no ano anterior.

A fabricante brasileira divulga o jato como o mais entregue no mundo, mas citando que ele é da categoria leve e que é equipado com dois motores.

Seu concorrente, o PC-24, da Pilatus, se aproximou em entregas ao conseguiu crescer novamente para 51 aviões, alta de 8,5%.

PC-24

HondaJet em baixa

Como ocorre há tempos, algumas fabricantes não especificam modelos em seus dados, o que torna o ranking da GAMA um tanto impreciso.

A Gulfstream, por exemplo, tem toda a sua família de longo alcance citada em um único número e que inclui do G400 ao G700. Esses jatos tiveram 118 aeronaves entregues, alta de 33% em relação a 2023.

A rival, a Bombardier viu a família Global ter uma leve queda, de 75 para 73 aeronaves, mesmo total dos modelos Challenger.

Já a Cessna superou a Embraer na categoria de jatos de médio porte com o Latitude, que teve 40 envios contra 28 do Praetor 500 – mas que ampliou suas entregas em 40%. O Praetor 600, por outro lado, bateu o Longitude por 27 a 23 – em 2023 ele havia ficado atrás com 21 aviões contra 24 do concorrente.

HondaJet perde terreno no mercado (Tetsushi Kimura)

A Cessna, que pertencente à Textron Aviation, no entanto, viu outros modelos Citation perderem espaço no ano passado como os CJ3, CJ4, M2 e Longitude.

Mas a maior decepção entre jatos executivos foi do HondaJet. A aeronave de configuração inusitada da fabricante japonesa teve apenas 11 envios aos clientes, 50% menos do que em 2023. É o pior resultado jato executivo leve desde que ele chegou ao mercado em 2015.

Na soma de todas as categorias foram entregues 764 jatos executivos em 2024, 34 a mais do que em 2023 (4,7%).

Veja o ranking da GAMA

Posição Fabricante Modelo Categoria 2024 2023 Var.
Cirrus SF50 Very Light Jet 101 96 5,2%
Gulfstream Gulfstream 450/650 Large Jet 118 89 32,6%
Bombardier Global 5000/6000 Large Jet 73 75 -2,7%
Bombardier Challenger 350/650 Super Midsize Jet 73 63 15,9%
Embraer Phenom 300 Light Jet 65 63 3,2%
Pilatus PC-24 Light Jet 51 47 8,5%
Cessna Citation Latitude Midsize Jet 40 41 -2,4%
Dassault Falcon Large Jet 31 26 19,2%
Embraer Praetor 500 Midsize Jet 28 20 40,0%
10º Embraer Praetor 600 Super Midsize Jet 27 21 28,6%
11º Cessna Citation CJ4/Gen 2 Light Jet 26 31 -16,1%
12º Cessna Citaiton CJ3/CJ3+ Light Jet 24 30 -20,0%
13º Cessna Citation Longitude Super Midsize Jet 23 24 -4,2%
14º Cessna Citation M2/Gen 2 Very Light Jet 22 25 -12,0%
15º Gulfstream Gulfstream 280 Super Midsize Jet 18 22 -18,2%
16º Cessna Citation XLS/XLS+ Gen2 Midsize Jet 15 17 -11,8%
17º Honda HondaJet Very Light Jet 11 22 -50,0%
18º Embraer Phenom 100 Very Light Jet 10 11 -9,1%
19º Airbus ACJ319neo Light Jet 2 1 100,0%
20º Airbus ACJ330-200 Very Light Jet 2 1 100,0%
21º Boeing BBJ Max 8 VIP Airliner 2 0
22º Cessna Citation Sovereign+ Midsize Jet 1 0
23º Airbus ACJ320neo VIP Airliner 1 1 0,0%
24º Eclipse Eclipse 550 Light Jet 0 2
25º Airbus ACJ220-100 VIP Airliner 0 1
Total 764 730 4,7%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
PC-12

Pilatus entregou 153 aeronaves em 2024, entre modelos PC-12, PC-21, e PC-24

Related Posts