O apelido é ruim ou do tipo que faz passar vergonha? Então pode ter certeza que ele vai pegar. Certos aviões que o digam. Seja com nomes carinhosos, que têm relação com as características da aeronave, ou então associados aos seus defeitos, esses apelidos acompanharam a carreira de muitos aparelhos que voaram ao redor do mundo e no Brasil, onde a criatividade parece não ter limites, seja para o bem ou para o mal. Conheça alguns deles:
Sucatão
Entre 1986 e 2005, presidentes e autoridades do Brasil eram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo de um Boeing 707 ou KC-137, na designação militar. Mas esses nomes eram raramente utilizados. Durante muito tempo, espalhou-se pela imprensa brasileira que a aeronave havia sido fabricada em 1958 e, devido a tal idade, foi apelidado de “Sucatão”.
Mas o Sucatão não era tão velho assim. O modelo na realidade saiu da linha de montagem da Boeing em 1968. Como se não bastasse, outros dois jatos VC-96 (designação militar do Boeing 737 da FAB) usados por autoridades brasileiras em voos domésticos foram apelidados de “Sucatinhas”. Já o avião presidencial atual, um Airbus A319 executivo, já foi chamado de “Aerolula”.
Nos Estados Unidos, o Boeing 707 também tem um apelido especial: “Transformer”. Pilotos diziam que o avião taxiava usando a força de quatro motores, decolava com três e pousava com apenas dois, pois os mesmos tinham grandes chances de quebrar durante os voos…
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Sempre achei que “Doctor’s Killer” era exclusivo do V-35 e não dos A-36.
Faltou o Epaminondas (o A-300) da Vasp
Lembrando que o avião presidencial brasileiro tem outro apelido não tão conhecido… Vassourão.
Faltou o Baby- Boeing
Jet Power para o B 727, quando foi adquirido pela Varig na onda da moda Black Power
Pata Choca para o Catalina, quando pousava nos rios da Amazônia.
Samurai para o YS-11, utilizado pela VASP e Cruzeiro
Muito bom, rsrsrsrs
Outros nicks legais
MD-80 = Mad Dog
MD-11 = Mayday 11
Fokker 100 = Fode 100
777 = Triplo 7
muito boa a reportagem