Os impetuosos Tucanos de Honduras
O governo de Honduras considera inadmissível o sobrevoo de aeronaves em seu território sem autorização prévia. O avião que invadir os céus do país na América Central pode acabar sofrendo a fúria dos Tucanos da Fuerza Aérea Hondureña. E isso já aconteceu.
Em abril de 2003, um bimotor Aero Commander 500 invadiu o espaço aéreo de Honduras e ao recusar os pedidos por rádio de se identificar foi rasgado por tiros de canhão de um Tucano e caiu, matando os dois ocupantes, que eram colombianos. Nos destroços da aeronave foram coletados quase uma tonelada de cocaína.
A mesma situação se repetiu em 2012, quando um pequeno Cessna carregando 500 kg de cocaína entrou em Honduras sem autorização e acabou abatido por um Tucano. Um dos dois ocupantes da aeronave invasora era um agente norte-americano disfarçado do DEA, a divisão federal dos EUA de combate ao tráfico de drogas.
Na maioria dos casos os aviões da força aérea de Honduras apenas interceptam as aeronaves invasoras e as obrigam a pousam o mais rápido possível. No entanto, o avião que desrespeitar o pedido pode ser derrubado.
Muito legal, uma sugestão para um artigo ja que estamos falando de conflitos latino americanos, é falar da famosa guerra do Futebol entre El Salvador e Honduras.
Muito interessante! Gostaria de sugerir um artigo comparando o desempenho do Tucano contra os melhores caças da 2 Guerra Mundial.
O Brasil poderia usar de exemplo e combater o trafico nas fronteiras e o desmatamento na Amazonia
A Embraer iniciou suas operações em 1969, portanto não poderia estar produzindo o Xavant em 1960, ela não existia.