Aviões estão mais próximos para pousar em Guarulhos

Nova separação reduziu distância entre aviões de 9,2 km para 5,5 km e aumentou capacidade de operações por hora para 52 pousos e decolagens
Aeroporto de Guarulhos: redução no intervalo dos pousos para aumentar capacidade
Aeroporto de Guarulhos: redução no intervalo dos pousos para aumentar capacidade
Aeroporto de Guarulhos: redução no intervalo dos pousos para aumentar capacidade
Aeroporto de Guarulhos: redução no intervalo dos pousos para aumentar capacidade (Governo Federal)

Desde quinta-feira (08), os aviões que alinham para pousar em Guarulhos, o maior aeroporto do país, estão voando mais próximos. Um novo padrão de operações passou a ser adotado a fim de aumentar a capacidade de 47 para 52 pousos e decolagens por hora. Com isso, a distância entre aeronaves na aproximação para pouso caiu de 5,5 milhas (9,2 km) para 3 milhas (5,5 km).

O objetivo da medida é permitir mais slots para companhias interessadas em operar em Guarulhos. Para que isso fosse possível, foi preciso envolver desde a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a Infraero, responsável pela torre de controle, e também o DECEA, departamento que comanda as operações aéreas na região.

Gargalos como saídas da pista após o pouso foram eliminados e as próprias companhias aéreas precisaram aprimorar a comunicação com a torre e reduzir o tempo de taxiamento para liberar rapidamente a pista. A estratégia deverá ser implementada em outros aeroportos, a princípio.

Veja como é a nova aproximação dos aviões em Guarulhos
Veja como é a nova aproximação dos aviões em Guarulhos

Pousos simultâneos

Embora seja o aeroporto mais movimentado do país, com cerca de 800 voos diários,  Guarulhos possui apenas duas pistas que têm uma separação inferior a que permite operações simultâneas – são 375 metros quando seria necessário ao menos 760 metros. Por essa razão, a única forma de aumentar o número de operações é agilizar o trânsito dos aviões.

Apesar disso, há estudos para que o aeroporto passe a operar pousos quase simultâneos, nos moldes do que faz hoje o aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos.

Veja também: avaliação de aeroportos brasileiro sobe em um ano

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  1. Sugestão: usar uma foto atual, talvez a própria GRU Airport forneça (a foto do post – tirada da torre – é do período de construção do T3).
    Dúvida: essa distância mínima entre as pistas para operação simultânea está de acordo com a norma brasileira?

  2. Para os Comandantes e Co-Pilotos que operam ou operaram na aviação internacional(Europa e USA) com bom treinamento está ótimo,para os pilotos da aviação nacional precisamos mais divulgação Ex.como pousar e livrar sem parar na pista de pouso livrar a pista sempre nas saídas rápidas etc.a iniciativa é ótima Parabéns.

  3. Estive em um voo que aterisou em Guarulhos a um mes atras onde o piloto teve que arremeter por que havia outro aviao na pista….imagina agora com essa distancia menor…Deus nos proteja!

  4. É triste ver com o passar dos anos que a moradia irregular está se alastrando freneticamente. E as autoridades não fazem nada.
    Entorno do aeroporto e até na serra da Cantereira percebe-se o queijo suíço com o desmatamento.

  5. Pousei em GRU (voo vindo de Madri) quinta-feira, dia 08.10. A aeronave, logo após livrar a pista de pouso, ficou 20 min na pista de táxi esperando finger livre no T3. Não adianta aumentar a capacidade de pouso se não há capacidade de operação em terra.

  6. Só mesmo na republiqueta de bananas que se concentra praticamente todos os vôos em um único aeroporto. Por isso é que essa joça de pais não vai para frente. Imaginem uma pessoa que vem da Europa e vai a Recife precisar passar por sobre a cidade, Voar + 3 horas, ir a SP e depois voar + 3 horas de volta. É o fim da picada.

  7. Sugiro colocar uma foto mais atualizada. A foto acima ainda é das obras do terminal 3. Que já está pronto há mais de um ano…

  8. A respeito do comentário de Gilberto.
    Pode-se pular de paraquedas em Recife ou aproveitar o tur pelo pais antes de chegar ao destino.

  9. Caro Gilberto, você sabia que existem voos diretos da Europa para Recife? E não é de agora não! Quem precisa ir da Europa para Recife/PE ou vice versa, tem de saber sobre a existência de tais voos. É triste ver como brasileiro reclama de tudo e de todos, sem se ater ao trabalho de tomar informações antes de falar. Bem, ter trabalho dá trabalho né, o bom mesmo é se ater apenas em amenidades, não é verdade?

  10. Gilberto
    Eu não sei em que “joça” de país você vive, mas no Brasil há voos internacionais a partir se várias cidades, como Belo Horizonte, Rio, Recife, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Campinas e até Porto Seguro. Eu mesmo viajo todos os anos para Europa e Estados Unidos e nunca saí ou fiz baldeação em Guarulhos.

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