A fabricante italiana Tecnam Aircraft participa pela primeira vez da Labace, a maior feira de aviação executiva da América Latina que acontece nesta semana, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Os aviões da empresa à mostra no evento são o P2006T e o P2010 Gran Lusso.
Nome tradicional na aviação geral da Europa, a Tecnam diz que veio à feira em São Paulo para estabelecer sua presença no mercado nacional. “A Labace 2023 marca a chegada oficial da marca Tecnam Aircraft ao Brasil, pois queremos a partir de agora estar presentes solidamente no mercado brasileiro”, disse Gervásio Tanabe, diretor da marca italiana no Brasil.
As aeronaves que a Tecnam trouxe para a Labace são alguns dos seus principais produtos. O P2006T para dois passageiros (mais dois pilotos ou um piloto e três passageiros), inclusive, é o mais famoso. O modelo esteve envolvido no programa X-57 Maxwell da NASA, que o converteu com motores elétricos. O modelo foi escolhido para estudo por ser o avião bimotor mais leve do mundo, com peso máximo de decolagem de 1.230 kg.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Embora seja muito leve, o P2006T possui alcance e desempenho interessantes para o seu porte: voa por distâncias de até 1.204 km e atinge uma velocidade máxima de 269 km/h. A Tecnam afirma que o bimotor tem um consumo de combustível 60% mais baixo do que os concorrentes da mesma categoria. De acordo com o fabricante, a aeronave consome 35 litros de gasolina voando com 65% da potência. A empresa recomenda o avião para escolas de aviação e uso privado.
Monomotor de luxo
Outro produto da Tecnam na Labace, o P2010 na versão Gran Lusso, é uma aeronave monomotora para dois ocupantes com acabamento de luxo. Um fato curioso sobre a aeronave é o motor “flex”, um Continental CD-170 de ciclo diesel. Na Europa e nos EUA, o modelo é certificado para ser abastecido com querosene (JET A-1) ou diesel. Segundo a marca italiana, o avião possui autonomia de 1.780 km e voa a uma velocidade máxima de 259 km/h.
75 anos de Tecnam
Com uma longa história na aviação geral e experimental, a Tecnam Aircraft completou recentemente 75 anos de atividades. A linha de produtos da fabricante inclui hoje opções de monomotores e bimotores de 2 a 11 assentos, para propósitos esportivos, comerciais e até militares.
Atualmente, mais de 7.500 aeronaves da empresa italiana estão voando em todo mundo. No Brasil, existem hoje 150 aeronaves Tecnam registradas – são aviões experimentais e oito modelos certificados.