A Azul Linhas Aéreas anunciou na sexta-feira (03) uma estratégia ousada em sua atuação internacional. Em vez de concentrar os voos para os Estados Unidos apenas no seu principal hub, em Viracopos (Campinas), a companhia irá operar a partir de dezembro duas frequências entre Belo Horizonte e Orlando e também entre Belém do Pará e Fort Lauderdale, na Flórida.
O voo a partir de Confins terá quatro frequências semanais na alta temporada (entre 3 de dezembro e 16 de fevereiro) e três frequências semanais na baixa temporada. A escolha do aeroporto era até esperada por ser seu segundo hub no país, com 80 voos diários para 38 destinos nacionais. Com isso, a Azul conseguirá suprir parte da demanda sem precisar aumentar os voos em Viracopos – a aeronave que será usada é o Airbus A330-200.
Já o voo de Belém pode ser uma tacada de mestre da companhia. O aeroporto Val de Cans fica a cerca de 4.500 km de Fort Lauderdale, distância suficiente para um voo direto com o Airbus A320neo, versão aprimorada e de maior alcance do jato mais vendido da fabricante européia.
O objetivo da Azul é transformar o aeroporto da capital paraense num mini-hub para os Estados Unidos, aproveitando a distância relativamente pequena para cidades como Teresina, Fortaleza e Cuiabá: “Com a oferta de quatro voos semanais de Belém para Miami, clientes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão ainda mais facilidade no acesso à Flórida. As viagens ficarão mais curtas e haverá mais facilidade para quem quiser sair de Teresina, por exemplo, e chegar em Fort Lauderdale em mais ou menos 9h40”, explicou Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da companhia.
Os voos para Fort Lauderdale ocorrerão quatro vezes por semana a partir de 10 de dezembro. A empresa ainda aguarda autorização das autoridades dos dois países para iniciar as vendas das passagens.
Veja também: Azul prepara subsidiária no Uruguai
Imagino que os A320neo tenham uma configuração diferenciada para operar nessa rota… senão vai ser uma viagem desconfortável de quase 10 horas num avião de corredor único…
A configuracao de assentos tem que ser 3 x 3 com o A320Neo – provavelmente classe unica Y.
BEL a FLL deveria levar 5Hrs30 a 6Horas de voo. Fiz esta rota muitas vezes na epoca quando operada pela VARIG – RG807 e 806. Saudades daquela B767.