A Azul Linhas Aéreas promoveu uma apresentação de seu novo avião cargueiro, o A321P2F, uma conversão da aeronave de passageiros da Airbus.
O evento foi realizado em Viracopos, onde parceiros da companhia aérea, como Amazon, Samsung e Pague Menos puderam conhecer a aeronave.
“Pudemos dividir com nossos clientes mais detalhes sobre a operação, mostrar a capacidade da aeronave e, assim, dar início a uma nova era do transporte aéreo de cargas no Brasil”, disse Abhi Shah, presidente da Azul.
Os dois A321 cargueiros chegaram ao Brasil em novembro passado por meio de arrendamento e vão estrear os primeiros voos em 15 de fevereiro.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2025/02/azul-a321p2f-2-960x640.jpg)
Baseados em Viracopos, os jatos voarão para Manaus 12 vezes por semana e na rota Campinas-Recife-Manaus diariamente.
A conversão realizada permite transportar até 27 toneladas de carga. O jato possui 14 posições de pallets e volume total de 212 m³.
Segundo a Azul, o A321P2F oferece 39% mais capacidade de peso, 50% no volume de carga e consome 27% menos combustível por tonelada transportada se comparado ao Boeing 737-400F, do qual a empresa tinha dois aviões e devolveu um em dezembro.