A Azul Cargo Express expande suas operações com a adição de um novo Airbus A321P2F. A aeronave, que recebeu a matrícula PS-AJB, é a segunda do modelo a integrar a frota em 2024 e deve iniciar suas operações em fevereiro de 2025.
Com o reforço do novo Airbus cargueiro, a empresa amplia sua capacidade de transporte e abre espaço para atender novos clientes e mercados. O primeiro Airbus de carga foi entregue à companhia aérea em outubro.
Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express, comentou sobre o papel estratégico dos novos cargueiros: “O Brasil, com sua extensão continental e economia diversificada, exige uma logística eficiente e personalizada. Estamos investindo em tecnologias que aumentam a capacidade de carga, oferecem maior agilidade e garantem uma operação confiável. A aquisição desses cargueiros reforça nosso compromisso em atender a demanda crescente, expandir nossa rede e explorar novos setores.”
Maior e mais econômico
Os dois Airbus A321-200 CEO, anteriormente utilizados para transporte de passageiros, foram adaptados para operações de carga, atingindo uma capacidade de até 27 toneladas, com 14 posições de pallets e volume total de 212 m³.
Comparados aos atuais Boeing 737-400F da frota, os Airbus A321P2F apresentam um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% no volume de carga e reduzem o consumo de combustível em 27% por tonelada transportada.
Além disso, essas aeronaves contribuem para reduzir as emissões de carbono em até 9.000 toneladas anuais por avião, considerando uma operação de carga com volumes equivalentes.
Sinergia operacional com a frota da Azul
Outro diferencial dos novos cargueiros é a integração com a frota principal da Azul, permitindo uma sinergia operacional eficiente. Os Airbus A321P2F podem ser mantidos nos mesmos hangares da Azul, com os mesmos técnicos e pilotos qualificados.
Essa integração facilita o gerenciamento de peças, componentes e suporte técnico, otimizando o uso da infraestrutura e reduzindo custos operacionais.