Aniversariante do dia, a Azul Linhas Aéreas completou nesta quinta-feira (15) 14 anos de atividades no mercado de aviação com direito a um marco especial: decolou hoje do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o primeiro voo comercial da empresa operado pelo jato Airbus A350-900, com destino a Orlando, nos Estados Unidos.
“Realizar o primeiro voo com o A350 partindo de Viracopos é mais um marco na história da Azul. Esta é a nossa maior e mais moderna aeronave de passageiros e vai trazer ainda mais conforto para a viagem dos nossos Clientes. Até o ano que vem, nossa malha deve crescer e, com isso, vamos recuperar 100% da nossa capacidade internacional”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.
O A350 da Azul tem a cabine configurada para embarcar 334 passageiros, sendo 301 ocupantes na classe econômica e 33 na executiva. A primeira aeronave do tipo recebida pela companhia foi batizada com o nome “50 também é Azul”. Nos próximos meses, a empresa vai incorporar mais três exemplares widebody avançado da Airbus.
Com a estreia do voo entre Campinas e Orlando, a Azul passa a ser a única companhia aérea brasileira que opera o A350, hoje um dos aviões comerciais mais avançados do mundo. Até o ano passado, o bimotor de última geração da Airbus também voava com Latam Brasil – os aviões foram encomendados pela TAM antes da fusão com a Lan Chile.
De acordo com a Azul, o A350 consome cerca de 20% menos combustível por assento comparado a aeronaves da geração anterior. Outro destaque do jato da Airbus é o conforto para os passageiros, que viajam numa cabine mais silenciosa, com janelas panorâmicas, maior espaço nos compartimentos de bagagem e uma qualidade do ar a bordo superior – devido a construção da aeronave com partes em fibra de carbono, que permite umidificar mais o ar da cabine pressurizada.