Azul completa cinco anos no mercado internacional

Companhia já transportou mais de 2,5 milhões de passageiros no trecho entre Viracopos e Fort Lauderdale, nos EUA
O primeiro A330neo da Azul deve estrear no dia 10 de junho (Airbus)
O A330-900neo tem autonomia de 7.200 milhas náuticas (Airbus)

Hoje consolidada como a companhia aérea que atende mais destinos no Brasil, voando para 105 cidades, a Azul iniciava há cinco anos sua carreira no mercado internacional. O primeiro voo da empresa para fora do País foi o trecho entre Viracopos (Campinas) e Fort Lauderdale, no estado da Flórida, nos EUA, iniciado no dia 1 de dezembro de 2014 e que atualmente é uma das frequências mais procuradas por turistas brasileiros que viajam para Miami.

Foi um início ousado e que exigiu grandes investimentos, como foi o caso da aquisição dos jatos de grande porte Airbus A330-200 e mais adiante o modelo reformulado A330-900neo. Até então, a Azul operava apenas aeronaves da Embraer e turbo-hélices ATR – os A320neo foram incorporados somente em outubro de 2016.

Passados cinco anos, o voo da Azul entre seu principal hub em Viracopos e Fort Lauderdale acumulou números expressivos. Nesse período, a companhia realizou mais de 11 mil voos no trecho e transportou um total de 2,5 milhões de passageiros, volume semelhante a população da Jamaica.

Somadas todas as viagens nessa rota, os A330 da companhia percorreram sem registrar um único incidente mais de 75 milhões de quilômetros. Tal distância é equivalente a 1.871 voltas ao redor da Terra ou algo próximo de uma viagem de ida e volta até Vênus ou 195 voos até a Lua.

Logo após a estreia em Fort Lauderdale, no dia 15 de dezembro de 2014 a Azul passou a voar entre Viracopos e Orlando, cidade nos EUA que atualmente também é atendida pela empresa a partir de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Mais adiante, no final de 2017,  a companhia lançou o trecho ligando Belém (PA) a FLL.

A malha internacional da Azul atende hoje um total de 10 destinos partindo de cinco cidades no Brasil (Campinas, Belém, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte). Além dos trechos para os EUA, a companhia ainda tem voos para Lisboa e Porto (em Portugal), Caiena (Guiana Francesa), Montevidéu e Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires, Córdoba e Bariloche (Argentina).

Questionada pelo Airway se pretende abrir novos voos internacionais, a Azul respondeu que ainda é cedo para especular sobre isso por conta do momento econômico desfavorável que o País enfrenta. Enquanto isso, a empresa segue na terceira colocação entre as companhias brasileiras com mais voos para o exterior, atrás da LATAM Airlines Brasil, que voa para 26 destinos no exterior, e a Gol, que atende 15 cidades fora do Brasil

Veja mais: LATAM lança serviço de stopover em aeroportos de São Paulo

Previous Post

ANAC autoriza abertura do primeiro aeroporto executivo do Brasil

Next Post

Após três anos, Lufthansa retoma voo entre São Paulo e Munique

Related Posts